Sem categoria

TCE participa de campanha de prevenção ao câncer de mama feita pela Unimed

O Tribunal de Contas (TCE-RO) participa, na próxima sexta-feira (3), do lançamento da Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama “Mulher Unimediana Saudável”, que é desenvolvida pela Unimed Rondônia. A partir das 10 horas, servidoras, esposas de servidores, estagiárias e colaboradoras do TCE que forem ao auditório da Corte terão acesso a informações sobre a doença.

Na campanha realizada no TCE, a empresa contará com o apoio do Gabinete Médico, Odontológico e Assistencial da Corte de Contas. A psicóloga Frieda Sousa disse que a programação começa às 10 horas, com a recepção às participantes. Logo a seguir será realizada a solenidade de abertura.

Às 10h30 está programada uma palestra sobre o câncer de mama, com a médica obstetra Ida Peréa. Encerrada a apresentação, haverá uma dinâmica, com a presença da coordenadora do Programa de Promoção à Saúde, a médica Maria das Graças Guedes de França.

Na ocasião, Maria das Graças estará falando sobre a campanha, cujo objetivo é alertar a sociedade e difundir informações sobre o diagnóstico precoce, o que aumenta bastante a chance de cura do câncer de mama, mal que acomete quase 50 mil mulheres por ano no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Já uma pesquisa encomendada pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) aponta que a maioria das brasileiras reconhece a importância do diagnóstico precoce, mas desconhece que a mamografia é a melhor forma de identificar a doença na fase inicial e faz apenas o auto-exame.

O levantamento da Femama sinaliza ainda outro dado preocupante: 91% das mulheres não sabem que existem diferentes tipos de câncer de mama – quase a totalidade desconhece, por exemplo, que o HER2 positivo é a forma mais agressiva da doença.

Além de se informarem sobre o câncer de mama, as participantes poderão ainda se consultar com uma mastologista, que é a médica especialista na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças da mama. Um coffe-break encerra a programação no TCE, mas a campanha terá continuidade em outros órgãos, como Ministério Público e os Tribunais de Justiça e Regional do Trabalho, além de empresas e associações.

PROGRAMAÇÃO

A programação da Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama, realizada pela Unimed, é a seguinte:
10 horas – Recepção
10h15 – Solenidade de abertura
10h30 – Palestra sobre câncer de mama. Palestrante: Ida Peréa
10h50 – Dinâmica. Médica responsável: Maria das Graças Guedes de França
11 horas – Encerramento (coffe-break)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo