Pular para o conteúdo
Sem categoria

Cooperação entre TCE de Rondônia e do Acre é reforçada com visita de conselheira e técnicos

Uma comitiva do Tribunal de Contas do Acre (TCE-AC), tendo à frente sua vice-presidente, conselheira Dulcinea Benício de Araújo, iniciou, nesta terça-feira (25), uma visita técnica ao TCE-RO, objetivando a troca de experiências e a busca de informações sobre projetos e atividades desenvolvidas pela Corte rondoniense.

A ação faz parte da cooperação que as duas instituições de controle externo mantêm há mais de uma década, conforme foi lembrado pelo presidente em exercício do TCE, conselheiro Valdivino Crispim de Souza, ao receber, no Gabinete da Presidência, a conselheira e os técnicos do TCE-AC.

“Esse intercâmbio de informações é antigo e muito saudável para as duas instituições”, disse Crispim, citando, ainda, o auxílio prestado pela Corte acreana, quando da formatação do projeto do TCE-RO, visando à participação no Programa de Modernização dos Tribunais de Contas (Promoex): “O Tribunal do Acre nos ajudou bastante e somos muito gratos por isso.”

Acompanhada do atual secretário das Sessões, Cleudo da Rocha Mendonça, do analista de Controle Externo, Pablo Melo, que assumirá a Secretaria das Sessões a partir de abril, e do controlador interno Henry Nogueira, a conselheira Dulcinea explicou ao presidente do TCE os objetivos da visita.

“O Tribunal de Contas de Rondônia tem se notabilizado pela implementação e execução de diversos sistemas computacionais e procedimentos internos que lhe concedem excelência na função fiscalizatória, e queremos conhecer um pouco mais sobre essas ações e projetos, para, quem sabe, podermos implantá-los em nosso Tribunal”, salientou.

Nesse aspecto, o conselheiro Crispim falou dos avanços que o TCE-RO tem empreendido em áreas específicas, como a criação do Manual de Auditoria; o estabelecimento de regras e a implementação da Controladoria Interna; a implantação do processo de interiorização, com a abertura de secretarias regionais em municípios polos do interior do Estado; e a aquisição, via destinação pelo Governo do Estado, de um terreno para construção do prédio da Escola de Contas.

“A construção da Escola de Contas representará um marco para a gestão pública de Rondônia, porque proporcionará ao Tribunal de Contas repassar todo o conhecimento que detém nas áreas que lhe são afetas, auxiliando, e muito, no dia-a-dia do nosso jurisdicionado”, acrescentou o conselheiro.

EQUIPE

Crispim ainda nomeou uma equipe, composta pelo secretário-geral de Planejamento, Luiz Guilherme Erse da Silva, e pelos servidores Antônio José de Moraes (Secretaria Geral de Informática) e Albino Lopes do Nascimento Júnior (Secretaria Geral de Controle Externo), para apresentar à comitiva acreana todos os sistemas, ações e projetos desenvolvidos pelo TCE na área de interesse dos visitantes.

Também participaram da reunião o controlador interno do TCE, Ivaldo Ferreira Viana, e os servidores Júlia Amaral Nyberg (Secretaria Geral das Sessões) e Gumercindo Campos Cruz (Secretaria Geral de Administração). Para realizar o trabalho, os representantes do TCE-AC ficarão em Rondônia durante toda a semana.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo