Sem categoria

Técnicos do Estado aprovam oficinas realizadas pelo TCE

Os dois primeiros temas apresentados nas Oficinas de Aperfeiçoamento para Técnicos Estaduais receberam avaliação positiva por parte dos participantes do evento, que é realizado pelo Tribunal de Contas, por solicitação da Secretaria de Estado de Administração (Sead).

A análise dos participantes levou em consideração, principalmente o fato de muitos deles estarem atuando na administração pública pela primeira vez. É o caso do contador Etel Souza Júnior, que desempenha suas funções na Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Ele, que participa da oficina sobre Prestação de Contas/Convênio/Tomada de Contas Especial, chamou a atenção para o fato de os instrutores estarem passando situações práticas vividas na administração pública. “Eles têm abordado, inclusive, as falhas mais comuns que acontecem no dia-a-dia”, disse.

Jair Monteiro, que assumiu recentemente a Gerência de Fiscalização do Departamento Estadual de Obras e Serviços Públicos (Deosp), também participa da oficina sobre Prestação de Contas.

Segundo o técnico, que pertence ao quadro da Controladoria Geral do Estado (CGE) e está cedido ao Deosp, destacou a legislação que é repassada pelos instrutores do curso: “Já tenho certa experiência no serviço público, mas foi boa a minha participação, pois estou tendo a possibilidade de me aprofundar na legislação pertinente à função que estou desempenhando hoje.”

Ministram esta oficina o diretor técnico José Luiz do Nascimento e os subdiretores Flávio Donizete Sgarbi e Francisco Barbosa do Nascimento, todos da 2ª Relatoria, e o diretor técnico da 6ª Relatoria, Rubens da Silva Miranda.

LICITAÇÃO

Assim como no curso sobre prestação de contas/convênio/tomada de contas especial, também na oficina sobre licitação, ministrada pelo técnico do TCE, Flávio Cioffi Júnior, as considerações sobre a capacitação foram positivas.

O assessor especial da Sead, Ricardo Fava, classificou o curso como bastante produtivo. “Os ensinamentos vão ajudar no nosso dia-a-dia e, apesar do curto período da capacitação, tenho certeza que nossa equipe terá mais segurança para desempenhar as funções relativas à licitação”, afirmou.

Para Sandra Maria Hesketh, que também é da Sead e atua na Comissão Permanente de Licitação do órgão, os ensinamentos repassados pelo Tribunal de Contas vão contribuir muito no desempenho do seu trabalho.

O agente administrativo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Hegio Feitosa Reis, informou que está sendo bem produtiva sua participação, porque é a primeira vez que vai atuar na área de licitação. “Estou absorvendo esses conhecimentos, e agora já sei que posso recorrer ao Tribunal em caso de dúvidas”, encerrou.

As oficinas de capacitação, que têm por objetivo qualificar os servidores que atuam na administração direta e indireta da esfera estadual, continuam nesta quinta (17) e sexta-feira (18), quando serão abordados mais dois temas: Atos de Pessoal, pelos técnicos Adriel Pedroso dos Reis, Sérgio Vieira Fernandes e Maria Gleidivana Alves, e Gestão Fiscal e Orçamento, com ênfase em Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), por Omar Pires Dias. Todos os instrutores são do TCE.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo