Sem categoria

Servidores participam de mais um curso da parceria TCE/TCU

A parceria estabelecida entre os Tribunais de Contas de Rondônia (TCE-RO) e da União (TCU) resultou em mais uma capacitação para membros, servidores e estagiários do órgão estadual. Começou ontem (25), no auditório do TCE, o curso “Jurisprudência e Prática sobre a Responsabilização de Agentes perante o TCU”, ministrado pelo analista de Controle Externo do Núcleo do TCU em Belém (PA), Paulo Vinhas Lima Júnior.

Representando a Presidência do TCE, o gerente do Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP)/Escola de Contas, Adão Franco, fez uma breve fala, dando as boas-vindas ao instrutor e também ao secretário de Controle Externo do TCU em Rondônia, Arildo da Silva Oliveira, que prestigiou o evento.

“Esse curso é fruto da parceria entre o TCE e o TCU, que visa o aprimoramento contínuo dos nossos servidores, uma troca positiva de experiências, que certamente refletirá numa melhor ação em defesa dos interesses da sociedade”, disse o gerente do IEP.

Antes de iniciar a aula, Paulo Vinhas relembrou sua primeira passagem por Porto Velho, em 2009, quando ministrou o módulo 1 do curso para os servidores do TCE: “Naquela oportunidade, pudemos interagir com os conselheiros e técnicos, numa troca mútua de conhecimento, que, acredito, resultou no convite para este novo curso.”

Sobre o curso, o instrutor disse que, por se tratar de abordagens de casos concretos que geraram jurisprudência (interpretação reiterada que os tribunais dão à lei), as aulas teriam caráter expositivo, mas aberto aos debates sobre questões envolvendo o tema, tanto no âmbito do TCU quanto de outras cortes superiores, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O foco, de acordo com Paulo Vinhas, são questões relativas à responsabilização de agentes públicos, não só sob a ótica do auditor, mas também do auditado, considerando os princípios e as regras de direito material aplicáveis a um processo e responsabilização, os cuidados e os limites que o agente público deve observar na administração da coisa pública e os critérios adotados pelo TCU na avaliação da responsabilidade do gestor.

Com um total de 20 horas-aula, o curso será realizado até a próxima sexta-feira (29), sempre das 14 às 18 horas, no auditório do TCE. Ao final, os participantes receberão certificados de capacitação, expedidos pelo IEP.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo