Sem categoria

Senadores de Rondônia dizem que Regional aumenta integração TCE/jurisdicionado

Durante a solenidade de inauguração da Secretaria Regional de Controle Externo do Tribunal de Contas, em Cacoal, nessa segunda-feira (2), os senadores Valdir Raupp e Ivo Cassol enalteceram a nova realidade que o TCE passa a oferecer aos jurisdicionados e à população rondoniense.

Como governador na gestão passada, Cassol teve participação efetiva no processo de interiorização do TCE, ao liberar os recursos para a construção tanto da unidade de Cacoal quanto da Secretaria de Vilhena, inaugurada em 2010. Segundo o senador, o fato de ter o TCE próximo é de grande valia para gestores, legisladores e técnicos municipais.

“Se é verdade que fica mais fácil para o Tribunal fiscalizar, também é verdade que, para os gestores, fica mais fácil administrar, pois tem um órgão bem perto para consultar”, disse, acrescentando: “Isso leva ao bom uso do dinheiro público, favorecendo a sociedade.”

Outro benefício destacado pelo senador é o aumento da integração entre o órgão e seus jurisdicionados do interior do Estado: “E isso não apenas no aspecto fiscalizatório, mas, principalmente, na orientação, da qual os nossos municípios ainda são carentes.”

Já o senador Valdir Raupp, ao falar da abertura das regionais e elogiar a iniciativa do Tribunal de Contas, lembrou-se dos reflexos positivos, especialmente em relação à capacitação dos servidores municipais. “Acredito que os cursos serão realizados com mais frequência, pois a Regional, pelo que pudemos verificar hoje, dispõe de boa estrutura e excelente corpo técnico para atender essa demanda”, diz.

Segundo o representante rondoniense no Senado, a chegada do TCE à região de Cacoal também evita os deslocamentos até Porto Velho. “Além de cansativo, essas viagens até a Capital se tornaram perigosas, devido à situação da BR-364. Agora, com a Corte em Cacoal, dá para o gestor vir no mesmo dia e voltar ao seu município de origem.”

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo