Pular para o conteúdo
Sem categoria

Jurisdicionados consideram instalação do TCE em Cacoal como marco histórico para região

A inauguração, na última segunda-feira (2), da Secretaria Regional de Controle Externo do Tribunal de Contas (TCE-RO) para atender os 10 municípios do polo de Cacoal foi destacada por gestores públicos, servidores municipais e autoridades que participaram não só da solenidade, mas de outros eventos que fizeram parte da programação.

Logo na porta do prédio da Regional, localizado na rua Padre Adolfo, no bairro Jardim Clodoaldo, em Cacoal, uma faixa de agradecimento exibia os seguintes dizeres: “Em nome de todos os prefeitos, agradecemos a todos os conselheiros pela implantação desta Regional”.

Na perspectiva dos jurisdicionados, o Tribunal, ao adotar a estratégia de interiorizar suas ações, vai melhorar a qualidade dos serviços prestados. “O Tribunal é a nossa principal fonte quando o assunto são normas da administração pública. Por isso, eu acho que a interiorização vai facilitar o acesso e aumentar nosso conhecimento”, diz o prefeito de Ministro Andreazza, Neuri Persch.

Para o presidente da Câmara de Santa Luzia do Oeste, vereador José Antônio Justiniano dos Santos, mais conhecido pelo nome político de Pirulito, a inauguração foi um “marco histórico” para os municípios da região de Cacoal: “Eu quero agradecer e parabenizar o Tribunal de Contas por nos prestar mais esse grande benefício, disponibilizando seus serviços a todos que precisam.”

Mais eficiência para a gestão pública é o que o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Espigão do Oeste, Carlos Antônio Costa, espera que aconteça com a implantação da Regional. “Sugiro que o foco do Tribunal na Regional seja exatamente a capacitação para dar mais eficiência às nossas administrações”, declarou o gestor, que participou das oficinas do Fórum de Atualização Administrativa, realizado pelo TCE em Cacoal.

PROMOTORIA

Representante do Ministério Público na mesa de autoridades durante a solenidade de inauguração da Regional, a promotora de Justiça de Cacoal, Valéria Canestrini, vê como positiva a intenção do TCE de se aproximar da sociedade e acredita que a interiorização pode reforçar ainda mais a relação interinstitucional existente entre o órgão e o MP.

Relator das contas dos municípios sob a jurisdição da Regional de Cacoal, o conselheiro Valdivino Crispim de Souza, que é vice-presidente do TCE, participou de todas as atividades. Ao final, fez uma observação quanto ao que deve pautar a atuação da unidade administrativo-fiscalizatória em Cacoal.

“Quando foi idealizada, anos atrás, a interiorização do Tribunal visava exatamente atender às demandas do cidadão, já que não se admite uma instituição distanciada de sua clientela. O que estamos fazendo é seguir esse preceito, aproximando e disponibilizando nosso aparato técnico-operacional ao jurisdicionado, para a melhoria do serviço prestado ao cidadão”, finaliza.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo