Sem categoria

Auditores são empossados no TCE em solenidade prestigiada

Tomaram posse, nesta sexta-feira (10), no Tribunal de Contas, os auditores substitutos de conselheiro Francisco Júnior Ferreira da Silva e Omar Pires Dias. A sessão especial foi realizada no auditório do TCE, com a presença dos conselheiros da Corte, autoridades, servidores e convidados.

Os dois novos auditores já exerciam as atividades de controle externo: Francisco Júnior pertencia ao quadro da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União em Rondônia (Secex-RO/TCU), exercendo a função de analista técnico, enquanto Omar era técnico de Controle Externo do próprio TCE. Ambos foram aprovados no último concurso promovido pela Corte, em 2010.

O presidente do TCE, conselheiro José Gomes de Melo, fez a abertura da sessão especial, e incumbiu o auditor substituto de conselheiro Davi Dantas da Silva para recepcionar Francisco e Omar, que os conduziu aos seus determinados lugares à mesa de honra.

Em seguida, o secretário-geral das Sessões, Hermes Henrique Redana Nascimento, leu o termo de posse de Francisco Júnior, que, depois de fazer o juramento, assinou, juntamente com o conselheiro José Gomes, o documento, sendo empossado no cargo de auditor. O mesmo procedimento foi realizado para Omar Dias.

A solenidade teve continuidade com Francisco Júnior recebendo as vestes talares do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Marcos Bemquerer, o mesmo ocorrendo em relação a Omar, que recebeu suas vestes do conselheiro Paulo Curi Neto.

Já a saudação aos novos auditores foi feita pelo auditor Davi Dantas, que, em sua fala, enfatizou o fato de ambos serem egressos da atividade de controle externo. Falou, ainda, das responsabilidades do cargo, fazendo uma ponderação: “A sociedade exige, cada vez mais, o controle de gastos públicos, e temos de ser, cada vez mais, criteriosos neste trabalho.”

Por sua vez, o conselheiro Valdivino Crispim, que também já exerceu a função de técnico de Controle Externo e auditor do TCE, fez uma saudação aos novos colegas, enaltecendo a qualidade técnica de ambos e enfatizando o engrandecimento do Tribunal de Contas com a posse dos novos auditores. “Hoje o cidadão conclama à transparência, e a presença dos agora auditores Omar e Francisco vem somar ao nosso trabalho de fiscalização”, ressaltou.

DISCURSOS

Francisco Júnior foi o primeiro a proferir seu discurso, agradecendo a Deus, sua família e às duas instituições que contribuíram para sua formação profissional: o Exército Brasileiro e o TCU. Defendeu o instituto do concurso para ingresso na carreira pública, “pelo princípio da isonomia e por dar oportunidades iguais para todos que se encontram numa mesma situação jurídica”.

Também falou da atuação dos Tribunais de Contas, órgãos que têm autonomia para exercer seu trabalho na defesa do erário, tanto em sua função fiscalizadora quanto na preventiva, através de suas ações pedagógicas.

Omar Dias também iniciou seu discurso agradecendo a Deus, à família e a todos os membros e colegas que contribuíram para sua ascensão dentro dos quadros do Tribunal de Contas. No TCE, ele exerceu o cargo de chefe da Divisão e, posteriormente, do Departamento de Controle dos Municípios (DCM) e, por último, foi diretor da 1ª Relatoria Técnica.

Ainda em seu discurso, Omar enfatizou que, ao assumir a função de auditor, irá continuar a apoiar os colegas em seu engrandecimento profissional, no que concerne aos aspectos técnicos, financeiros e melhoria do ambiente e da qualidade de vida no trabalho. Disse também que espera servir de elo entre os servidores e a direção da Casa, na busca por melhorias, sempre primando pelo diálogo que “se constitui no melhor instrumento para superar as dificuldades”.

Prestigiaram o ato de posse, além dos conselheiros Valdivino Crispim e Paulo Curi, os conselheiros José Euler Potyguara Pereira de Mello, Edílson de Sousa Silva e Wilber dos Santos Coimbra; a procuradora-geral do Ministério Público de Contas, Érika Patrícia Saldanha de Oliveira; o ministro do TCU, Marcos Bemquerer Costa; o secretário da Secex-RO/TCU, Arildo da Silva Oliveira; os procuradores do MPC, Yvonete Fontinelle, Sérgio Ubiratã e Adilson Moreira; o secretário-chefe da Casa Civil, Ricardo de Sá Vieira, representando o governador Confúcio Moura; o procurador-geral do Ministério Público do Estado, Héverton Aguiar; a advogada Zênia Cernov, representando a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rondônia (OAB-RO); o major Walber Andrade, da 17ª Brigada de Infantaria e Selva; e Marília Gondim Reis, representando a Defensoria Pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo