Pular para o conteúdo
Sem categoria

TCE é fonte de pesquisa para acadêmicos da Ulbra

Acadêmicos do quinto período de Administração da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), de Porto Velho, procuraram a Biblioteca do Tribunal de Contas (TCE-RO) para desenvolver uma pesquisa para a disciplina de Contabilidade Social. O trabalho consiste em fazer um levantamento dos balanços orçamentários, financeiros e patrimoniais do exercício 2009, além de verificar os principais investimentos dos municípios.

Os acadêmicos Rogério Santana, David Duran e Antônio Henrique Prado analisaram os balanços da Prefeitura de Vilhena e constataram que os maiores investimentos foram feitos nas áreas de saúde e educação. “Verificamos, no entanto, que existem algumas secretarias para as quais não foram destinados recursos”, disse Rogério.

De acordo com os acadêmicos, a procura pelo Tribunal foi motivada pela própria função fiscalizadora do órgão em relação à administração pública. “Fomos informados que o TCE teria as informações necessárias para a realização desse trabalho”, explicou Rogério.

Depois da pesquisa de campo realizada na Biblioteca do TCE, os acadêmicos pretendem confrontar os dados referentes aos investimentos feitos pelas prefeituras com o número de habitantes dos municípios.

Segundo o bibliotecário Josimar Batista, todos os acadêmicos da disciplina de Contabilidade Social farão a pesquisa no Tribunal. “Antes, é feito um agendamento, por grupos, para que o material necessário à pesquisa esteja disponível nos nossos terminais”, explicou.

Nesse trabalho, estão sendo pesquisados os balanços das prefeituras de Vilhena, Cerejeiras, Rolim de Moura, Candeias do Jamari, Pimenteiras do Oeste, Porto Velho, Costa Marques, Jaru, Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal e Cacaulândia. A escolha dos municípios pesquisados, segundo os acadêmicos, foi feita através de sorteio realizado em sala de aula.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo