Presidente vistoria obras da regional de Ariquemes com a presença do prefeito e vereadores
Com a presença do chefe do Executivo e de representantes do Legislativo de Ariquemes, o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro José Gomes de Melo, realizou, ontem (4), mais uma vistoria às obras da Secretaria Regional de Controle Externo que atenderá aos municípios daquele polo.
Acompanhado do vice-presidente do TCE, conselheiro Valdivino Crispim de Souza, e do ouvidor, conselheiro Francisco Carvalho da Silva, além do secretário-geral de Administração, Luiz Francisco Gonçalves Rodrigues, José Gomes ouviu engenheiro responsável pela obra, Nelson Vantuir de Andrade, explicações sobre o andamento dos trabalhos.
Os conselheiros ainda se dirigiram à prefeitura, sendo recebidos pelo prefeito Márcio Raposo, que aproveitou para expor as ações da sua administração. Logo depois, o chefe do Executivo acompanhou a comitiva do TCE de volta à regional, que fica instalada no setor Institucional de Ariquemes, próximo, portanto, ao prédio da administração municipal.
Na oportunidade, Márcio Raposo disse que a instalação física do Tribunal representa um prestígio para Ariquemes. “Não tenho dúvida da importância que essa regional terá na formação dos nossos técnicos, na orientação e na fiscalização, visando à melhoria da gestão pública como um todo em nossa região”, frisou.
Após ouvir o gestor, o presidente José Gomes lembrou que, ao inaugurar suas unidades no interior, o TCE dá mais agilidade e operacionalidade aos seus serviços: “E o principal: se aproxima do cidadão, oferecendo a ele a oportunidade de também nos auxiliar no importantíssimo trabalho de fiscalização.”
Já o conselheiro Crispim falou que a implantação do TCE em Ariquemes se deve à importância do município no cenário rondoniense. “Ariquemes tem se destacado pelas administrações empreendedoras que a têm conduzido nos últimos tempos e, tenho certeza, com a presença da Corte aqui, haverá novas e grandes discussões administrativas para a melhoria dos serviços públicos”, acentuou.
O reforço do trabalho pedagógico já que já vem sendo realizado pelo Tribunal foi enfatizado pelo conselheiro Francisco Carvalho: “A abertura dessa regional, com suas instalações apropriadas para receber cursos e eventos, fortalece o compromisso do Tribunal com a boa aplicação dos recursos públicos”, explicou.
CÂMARA
Os conselheiros ainda tiveram audiência na Câmara, sendo recebidos pelo presidente do Legislativo Municipal, vereador Valmir Francisco dos Santos, o Val do PT, e pelos vereadores Clóvis José, Enoque Nunes e Rosa Pereira.
Val e Clóvis fizeram questão de acompanhar os magistrados de Contas à regional, onde conferiram o andamento dos trabalhos de construção da sede do TCE naquele município. “O Tribunal tem feito um bom papel na orientação e acredito que, com essa regional, será consolidado o processo de aprendizagem dos servidores públicos na região do Vale do Jamari”, comentou o vereador-presidente.
O conselheiro Francisco Carvalho, que, antes de ingressar na Corte, foi deputado estadual, falou da importância do Poder Legislativo para a vida do cidadão. “O Legislativo é por onde todas as questões públicas passam. Além de ser o responsável pela criação das leis, desenvolve o papel de fiscalizador”, concluiu.
Após concluída, a regional de Ariquemes ocupará uma área construída de 500 metros quadrados, em piso único. Além das salas destinadas à assessoria, recepção e reunião, o prédio terá um auditório com capacidade para 150 pessoas.
A unidade do TCE fica na rua Democrata, setor Institucional, e terá sob sua jurisdição os municípios de Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Cujubim, Machadinho do Oeste, Monte Negro, Rio Crespo, Theobroma e Vale do Anari, além do município-sede, trazendo benefícios para mais de 200 mil pessoas.
Clique aqui para assistir ao vídeo da vistoria dos conselheiros às obras da regional