Sem categoria

Conselheiro do TCE abre Semana do Economista com palestra na Regional de Cacoal

Abrindo as comemorações dos 60 anos da regulamentação do exercício da profissão de economista no Brasil, o Conselho de Economia em Rondônia (Corecon/24ª Região) iniciou, nessa segunda-feira (8), no auditório da Secretaria Regional de Controle Externo do Tribunal de Contas, no município de Cacoal, a Semana do Economista.

Na solenidade de abertura, fizeram parte da composição da mesa o presidente do TCE, conselheiro José Gomes de Melo, o vice e palestrante do dia, conselheiro Valdivino Crispim de Souza, e o auditor substituto de conselheiro Francisco Júnior Ferreira da Silva.

A mesa teve ainda a presença da presidente do Corecon/RO, Bianca Lopes de Andrade Rodrigues, do prefeito de Cacoal, Franco Vialetto, e sua vice, Raquel Carvalho, da coordenadora de ensino da Unesc, Rita Lima, e do secretário-adjunto do Planejamento e Coordenação Geral, Avenilson Trindade, que representou o governador do Estado, Confúcio Moura.

Falando em nome do Conselho, a presidente Bianca disse que a Semana do Economista tem como um dos objetivos promover o debate sobre a estrutura e a conjuntura econômica e social do País, voltada às políticas de desenvolvimento regional e ao crescimento de Rondônia. Ao final, agradeceu o apoio dado pelo TCE na realização do evento, bem como a disponibilização de toda a estrutura da Regional de Cacoal.

O prefeito cacoalense Franco Vialetto também agradeceu a presidente do Corecon por escolher Cacoal para a abertura da Semana do Economista, o que, segundo o prefeito, representa “o reconhecimento da importância econômica do município de Cacoal para o Estado de Rondônia”.

Já o representante do governador, Avenilson Trindade, que é economista, parabenizou o trabalho desenvolvido pelo conselho estadual, bem como o TCE pelo apoio que sempre tem prestado a todos os conselhos e aos gestores estaduais. Avenilson falou também sobre as potencialidades do Estado, destacando que Rondônia vai se transformar em um dos polos energéticos mais representativos do Brasil.

PALESTRA

Após a solenidade de abertura, o conselheiro do TCE, Valdivino Crispim, que é economista e professor da Universidade Federal de Rondônia (Unir), ministrou a palestra “Prática Fiscal em Rondônia – Retrospectiva e Gerenciabilidade”.

Falando para um público composto em sua maioria por acadêmicos do curso de Economia, Crispim iniciou sua palestra fazendo uma retrospectiva, dentro da visão macroeconômica nacional.

Para Crispim, a economia foca o elemento humano, pois é este que estrutura e viabiliza o processo decisório, seja empresarial ou público. “A economia moderna tem entre seus principais propósitos o equilíbrio econômico, evitar a inflação e a distribuição de renda de forma equânime”, resumiu o palestrante.

Ao final da palestra, a presidente do Corecon/24ª Região homenageou personalidades do Estado, com a entrega de placas alusivas aos 60 anos da regulamentação da profissão de economista no Brasil. Na ocasião, foram homenageados os conselheiros José Gomes e Valdivino Crispim, o auditor conselheiro Francisco Júnior e a secretária de Controle Externo do polo de Cacoal, Valdelice dos Santos Nogueira Vieira.

PROGRAMAÇÃO

As festividades da Semana do Economista seguem nesta quarta-feira (10), com a seguinte programação:

Local: Auditório Unir Centro (Porto Velho)
19h25 – Considerações sobre o custo da vida em Porto Velho (palestrante Jonas Cardoso – Unir)
20h10 – O profissional economista e a elaboração do plano de negócios (palestrante Inácia Dias de Lima – Sebrae)
20h45 – Economia brasileira na atual crise econômica (palestrante Edílson Lobo do Nascimento – Unir)

Quinta-feira (11):
Local: Auditório do TCE-RO (Porto Velho)
19h30 – Panorama e perspectivas da economia de Rondônia (palestrante Avenilson Trindade – Seplan/RO)
20h15 – Economia rondoniense na questão de mercados futuros (palestrante Carlos André Müller/Unir)

Sexta-feira (12)
Local: Auditório do TCE-RO (Porto Velho)
19h35 – Desenvolvimento do agronegócio brasileiro e perspectivas para Rondônia (palestrante José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho – Cofecon)
20h20 – Solenidade de comemoração aos 60 anos da profissão do economista

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo