Sem categoria

Economia pessoal é tema de palestra de técnico do TCE na Justiça Federal

Magistrados e servidores da Justiça Federal em Rondônia terão a possibilidade de saber mais sobre planejamento financeiro e educação patrimonial pessoal durante palestra que será ministrada pelo técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), Leonardo Emanoel Monteiro, nesta quinta-feira (27), das 14 às 16 horas, na sala de treinamentos da Justiça Federal, em Porto Velho.

O convite para que o servidor da Corte de Contas ministrasse a palestra foi feito pela Justiça Federal ao TCE, após o curso sobre o tema realizado por Leonardo Monteiro no ano passado para servidores do Tribunal de Contas e convidados. A palestra integra a série de eventos que a Justiça Federal está promovendo em comemoração à Semana do Servidor, que se estende até a próxima sexta-feira (28).

De acordo com Leonardo Monteiro, que trabalha no Gabinete do Conselheiro Valdivino Crispim de Souza, a palestra surgiu a partir da constatação de que muitos trabalhadores têm dificuldade em gerir seu próprio dinheiro, o que contribui para a instabilidade na vida particular, familiar e profissional.

Ainda segundo ele, empresas e órgãos públicos já se atentaram para a importância de seus trabalhadores terem uma vida financeira equilibrada. “Nada acontece de forma isolada. A instituição sofre com o afastamento do servidor, a baixa produtividade ou até sua incapacidade de criação”, acentua.

Em sua apresentação, o servidor do TCE pretende esclarecer e oportunizar o planejamento financeiro pessoal, com foco na garantia da estabilidade financeira no presente e prevenção para o futuro: “A ideia é que a pessoa possa desenvolver suas habilidades em gestão patrimonial pessoal, a fim de que tenha tranquilidade nesse aspecto, refletindo significativamente nas suas vidas e no desempenho do seu trabalho.”

Trabalhando no TCE desde 1995, tendo passado por diversos setores, Leonardo Monteiro diz que a gestão equilibrada do patrimônio pessoal requer considerações iniciais em relação à concepção da vida como um todo: “São muitos os aspectos a serem monitorados na vida, além de poderem variar em diversidade, prioridade e intensidade, de pessoa para pessoa”.

Investir e não apenas poupar é uma das dicas que Leonardo pretende repassar na palestra. Para tanto, ele abordará algumas opções de investimento à disposição dos magistrados e servidores no mercado financeiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo