Pular para o conteúdo
Sem categoria

Lideranças preveem melhorias com presença física do TCE no Vale do Jamari

A melhoria da gestão pública no Vale do Jamari foi citada por autoridades de Ariquemes como um dos reflexos esperados com a instalação do Tribunal de Contas no município, através da Secretaria Regional de Controle Externo, que leva o nome da servidora Ruth Cloé de Britto Carvalho, cuja inauguração aconteceu nesta segunda-feira (7).

O prefeito municipal Márcio Raposo, por exemplo, externou sua expectativa positiva em torno da implantação da unidade do TCE: “Ariquemes recebe essa regional de braços abertos, pois não temos a menor dúvida de que trará grandes vantagens para nós, gestores do Vale do Jamari. Afinal, vai facilitar nosso contato com os técnicos, auxiliando no esclarecimento e na solução de dúvidas”.

A ampliação do trabalho orientativo que o TCE já realiza foi destacado pelo presidente da Câmara de Ariquemes, vereador Valmir dos Santos, para falar da importância de o Vale do Jamari contar com uma regional do órgão. “Este espaço que hoje está sendo inaugurado é um verdadeiro sonho, já que, através dele, o Tribunal poderá oportunizar a todos da nossa região seu conhecimento técnico”, acentua.

Destacando a ação do TCE, ao homenagear uma servidora, dando seu nome ao prédio da regional, o promotor de Justiça, Edilberto Tabalipa, disse que, como representante do Ministério Público Estadual, vê a aproximação da Corte de Contas aos municípios do interior como uma decisão correta e sábia.

“Membros e o corpo de servidores que compõem o Tribunal devem saber que, para toda oferta, há uma demanda. Ou seja, com o Tribunal mais próximo dos municípios, o cidadão vai buscar com mais ênfase os seus serviços”, disse, salientando que, para o MP, é “interessante e importante ter um aliado na luta contra os crimes de improbidade administrativa”.

A facilidade de acesso da população ao TCE, com a instalação da regional, também foi ressaltada pela juíza da 1ª Vara Criminal, Fabíola Cristina Inocêncio, que representou o presidente do Tribunal de Justiça (TJ-RO) na cerimônia. “Ter acesso à informação é um direito de todos. E é isso que o Tribunal de Contas está promovendo, ao se enraizar pela região”.

PROGRAMAÇÃO

Nesta terça-feira (8), ainda como parte da programação de inauguração da Regional do TCE em Ariquemes, será realizado o Fórum de Atualização Administrativa, uma série de oficinas voltadas a gestores e servidores municipais do polo de Ariquemes. O treinamento, previsto para as dependências da Faculdade de Educação e Meio Ambiente de Ariquemes (Faema), começa às 8h, prolongando-se até as 18h, com intervalo para o almoço de 12h às 14h.

Os temas e expositores são estes: Licitação (pregão presencial e eletrônico), por Flávio Cioffi Júnior; Gestão fiscal e orçamento, com o auditor Omar Pires Dias; Meio ambiente, por Manoel Neto; Atos de pessoal, por Adriel Reis; Gestão pública, com Laércio Fernando Santos; Tomada de Contas Especial, através do auditor Francisco Júnior Ferreira da Silva; e Acessibilidade e auditoria de qualidade em obras públicas, com Domingos Caldeira e Paulo César Malumbre.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo