Pular para o conteúdo
Sem categoria

Abop apresenta cronograma de acompanhamento do Plano Estratégico do TCE

A apresentação do cronograma de acompanhamento do Plano Estratégico 2011/15 do Tribunal de Contas foi feita nessa quarta-feira (30) por representantes da Associação Brasileira de Orçamento Público (Abop) aos membros do TCE e do Ministério Público de Contas (MPC), bem como secretários-gerais e assessores da Corte de Contas.

O ato foi realizado na sala de treinamento do Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP)/Escola de Contas. Durante a reunião, o secretário executivo da Abop, Manoel Gomes de Lima, e os consultores Tomás Menendez Rodriguez e Flávio Popinigis apresentaram o programa e o cronograma de execução da operacionalização do Plano Estratégico 2011/2015.

Segundo Manoel Gomes, o acompanhamento do Plano Estratégico será dividido em quatro fases, que foram apresentadas pelos consultores Tomás Menendez e Flávio Popinigis.

A primeira será a análise do sistema operacional do Tribunal de Contas. Essa etapa está programada para ser realizada até fevereiro de 2012. Na segunda fase está previsto o desenvolvimento das ações para a melhoria do desempenho operacional, que terá início no mês de março com a previsão de término para o mês de maio de 2012.

Na terceira fase será feita a elaboração de indicadores, prevista para os meses de junho a agosto de 2012. Por fim, a quarta e última etapa consiste na avaliação e validação do processo de indicadores, a ser desenvolvido entre os meses de setembro a novembro de 2012.

Além do acompanhamento do Plano Estratégico do TCE, a Abop programou três cursos para o próximo ano, sendo dois sobre elaboração de indicadores de desempenho e um de modelagem e gestão de processos de trabalho. As datas ainda serão definidas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo