Sem categoria

TCE fará estudo para viabilizar melhorias na tramitação processual

Dentro da filosofia implantada pela alta direção do Tribunal de Contas de que o processo de melhoria dos procedimentos internos envolva todos os setores do TCE ligados à respectiva área, foi realizada, nessa terça-feira (31), uma reunião para abordar questões relativas à tramitação de processos no âmbito da Corte.

Durante o ato, realizado no Gabinete da Presidência, diretores e servidores de unidades diretamente envolvidas na questão apresentaram suas impressões, especialmente quanto ao Sistema de Acompanhamento Processual (SAP), programa informatizado utilizado pelo TCE nas diversas fases da tramitação interna dos processos.

Experiências e exemplos de outros órgãos públicos foram citados, visando possibilitar comparativos acerca da efetividade do sistema utilizado atualmente. Problemas e falhas detectadas pelos usuários do SAP também foram comentadas, com apresentação de sugestões.

Segundo o presidente do TCE, conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello, um dos objetivos da reunião é envolver os setores que utilizam o SAP na busca de melhorias para tornar o sistema mais informativo, ágil e seguro quanto ao andamento processual e documental.

Nesse aspecto também foram feitas sugestões, como a triagem na documentação (se jurisdicional ou pessoal) e análise prévia do documento, para evitar encaminhamento de forma errada. Também foi abordada a distribuição (sorteio) eletrônica dos processos, que é considerado o caminho natural para uma nova dinâmica no procedimento, uma vez que assegura maior rapidez à tramitação dos processos.

Ao final da reunião, foi definida a elaboração de um projeto pelos setores envolvidos que irá diagnosticar e elencar todos os problemas detectados na utilização do SAP, apresentando, ainda, soluções viáveis de atualização e aprimoramento do sistema informatizado.

Ao decidir pela elaboração do projeto, a Presidência do TCE ratifica essa ferramenta como solução estratégica para a resolução de falhas ou problemas na estrutura organizacional, uma sistematização contemplada no Plano Estratégico do TCE para o período 2011/15.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar