Sem categoria

Nota Pública

A Associação do Ministério Público do Estado de Rondônia – AMPRO e a Associação Nacional do Ministério Público de Contas – AMPCON vêm a público esclarecer que as notícias veiculadas, na manhã desta terça-feira (7), em jornais eletrônicos, originam-se de reclamação da Seccional Rondoniense da Ordem dos Advogados do Brasil, dirigida ao Ministério Público do Estado, questionando a atuação dos membros do Ministério Público de Contas em procedimentos que discutem a legalidade do recebimento de honorários de sucumbência por procuradores públicos.

O Ministério Público de Rondônia, conforme o Processo nº 0000689-41.2012.822.0000 (fls. 54/55), não constatou nenhuma irregularidade na atuação dos membros do Ministério Público de Contas, considerando que estes “não patrocinaram qualquer interesse privado perante a Administração Pública, em detrimento do interesse desta, mas apenas sustentaram a validade dos trabalhos do próprio Tribunal de Contas. (…) uma vez que não realizada qualquer conduta contra a entidade, mas inconformismo de procuradores do Município de Porto Velho diante da promoção de fiscalização do Tribunal de Contas” (grifou-se), diante do que promoveu o arquivamento do processo.

Cumpre ainda esclarecer o equívoco da notícia jornalística e do próprio site do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, já que não houve o alardeado indiciamento, tendo em vista que, na verdade, o MP/RO promoveu o arquivamento da reclamação interposta pela Seccional Rondoniense da OAB, o qual deverá ser homologado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.

A AMPRO e a AMPCON reiteram que a atuação dos Procuradores de Contas sempre pautou-se pelo respeito irrestrito à lei, com a promoção de todas as medidas legais necessárias à proteção dos cofres públicos e continuará a fazê-lo, oportunidade em que reafirmam o compromisso na defesa aguerrida do erário, combatendo a corrupção e quaisquer atos que lesem os interesses da sociedade.

Marcelo Lima de Oliveira
Presidente AMPRO

Evelyn Freire de Carvalho Langaro Pareja
Presidente AMPCON

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo