Sem categoria

TCE prevê mais de 4 mil vagas em cursos de capacitação

O Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP)/Escola de Contas, tem programada para este ano a abertura de 4.245 vagas em cursos para os públicos interno e externo.

Ao todo, serão realizadas pelo TCE 40 atividades, envolvendo desde capacitação direta (organizadas pelo próprio IEP/Escola de Contas) até os cursos de aperfeiçoamento dos servidores da Casa promovidos por outras instituições (públicas ou privadas), num total de mais de 700 horas/aula.

Composta por palestras, oficinas, seminários e outros eventos, a programação 2012 do IEP/Escola de Contas foi definida levando-se em conta as necessidades anotadas no dia a dia da administração pública pelos gestores, técnicos municipais e estaduais, além de membros e técnicos da Corte.

De acordo com o presidente do IEP, conselheiro Wilber Coimbra, o cronograma de cursos para 2012 ressalta a vocação pedagógica do Tribunal, dada sua missão como guardião do erário e a excelência de seu corpo técnico. O objetivo é o compartilhamento e a disseminação dos conhecimentos afetos à esfera de atuação da Corte.

A programação – que foi aberta em fevereiro e, nestes dois primeiros meses, já oportunizou cinco eventos para servidores e jurisdicionados, capacitando cerca de 350 pessoas – traz como destaque, no âmbito externo, três eventos, entre os quais, o Seminário de Gestão Responsável em Fim de Mandato, programado para abril, nos municípios de Vilhena, Cacoal, Ariquemes e Porto Velho.

Em maio, como parte das comemorações dos 29 anos de instalação do Tribunal, será realizado o 2º Fórum de Direito Constitucional e Administrativo, que tem como foco a comunidade jurídica e acadêmica, mas que é aberto a outros segmentos da sociedade rondoniense.

Como 2012 é ano eleitoral, o TCE também promoverá, em agosto, o Seminário “Preparação do cidadão para exercer cargo público”, destinado a candidatos a prefeito e vereador.

INTERNO

No âmbito interno, o TCE oportunizará a servidores e estagiários diversas outras atividades capacitatórias, abordando desde assuntos específicos, como licitação, planejamento, gestão fiscal, redação forense, acessibilidade, taquigrafia, até aqueles que visam à melhoria do ambiente corporativo, como a palestra “Eu, chefe de mim mesmo”, programada para setembro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo