Sem categoria

TCE distribui 500 mudas de plantas

Pelo quarto ano consecutivo, o Tribunal de Contas, através da Diretoria de Controle Ambiental (DCA), promoveu nesta terça-feira (5) a entrega de 500 mudas de árvores frutíferas, exóticas e nativas aos membros, servidores, estagiários e visitantes da Corte, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Na ação desenvolvida pela DCA nas dependências do Tribunal de Contas, foram distribuídas mudas de açaí, cupuaçu, carambola, romã, tamarindo, graviola, canela, manga, goiaba, camu-camu, noni e oiti.

A assistente social do TCE, Ana Paula Pereira, que foi uma das primeiras a receber uma muda, disse que ações como essas são importantes para fortalecer a consciência em relação à proteção ambiental.

O prefeito de Rolim de Moura Tião Serraia, esteve no TCE e também levou uma muda de planta, optando pelo noni. “Essa iniciativa de preservação deveria ter iniciado há 20 anos aqui no Estado, mas acredito que, com a conscientização de todos, dá para reverter o quadro do desmatamento e deixar Rondônia mais verde”, afirmou.

Já o titular da Superintendência Estadual de Licitação (Supel), Márcio Rogério Gabriel, ao receber uma das mudas de planta, disse que essas ações devem ser incentivadas. “Isso mostra que o Tribunal de Contas, como órgão fiscalizador, não está preso apenas às formas legais do meio ambiente e, sim, em atividades que incentivam a melhoria da qualidade de vida do Estado”, ressaltou.

DATA ESPECIAL

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente em 5 de junho, foi recomendado em uma Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.

Na oportunidade, 113 países e 250 organizações não governamentais discutiram assuntos ligados à área, sendo a pauta principal, a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para a sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente e, em 27 de maio de 1981, através do decreto 86.028, o governo brasileiro estabeleceu que neste período de junho, em todo o território nacional, se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo