Sem categoria

Execução do Plano Estratégico é tema de reunião na próxima terça-feira

O resultado atualizado do monitoramento realizado pela Associação Brasileira de Orçamento Público (Abop) sobre a execução do Plano Estratégico do Tribunal de Contas (PE/TCE) para o período 2011/15 será apresentado, na próxima terça-feira (26), aos membros e servidores. O evento começa às 12 horas, no auditório do TCE.

Na oportunidade, consultores da Abop e servidores diretamente ligados à operacionalização do Plano Estratégico estarão expondo os resultados obtidos até o momento em relação à peça de gestão estratégica, incluindo detalhes sobre os sete objetivos estratégicos já deflagrados (quatro em 2011 e três neste ano).

Será feito também um resumo das atividades executadas, entre as quais, levantamentos e análises críticas do plano; mensuração de indicadores; capacitações oferecidas aos servidores (cursos sobre indicadores de desempenho e modelagem e gestão de processos); ações desenvolvidas, como a sinalização dos prédios e das regionais do TCE, visando oportunizar aos servidores e público externo informações sobre a missão, a visão e os valores, além do mapa estratégico do TCE.

Os consultores pretendem também apresentar o indicador desenvolvido para mensurar a executabilidade do PE 11/15. Chamado Índice de Execução do Plano Estratégico (Iepe), a ferramenta busca demonstrar se os resultados e metas estabelecidos estão sendo cumpridos, classificando o desempenho em quatro níveis: excelente, bom, razoável e precisando de ajustes.

Outro avanço foi a definição de 32 processos, compondo um fluxograma que permitirá a análise dos fluxos de trabalho e a identificação de oportunidades de melhoria, possibilitando, por exemplo, atacar possíveis deficiências ou dificuldades identificadas na realização dos processos.

PRÓXIMOS PASSOS

Durante a reunião, a Abop também pretende apresentar os próximos passos relativos à dinâmica de execução do PE 11/15. Em plena execução da terceira das quatro fases idealizadas para o trabalho de consultoria, será proposta à Alta Direção do TCE a realização de reuniões em espaço de tempo menor.

O objetivo é melhorar a interação dos servidores e das unidades com o Plano Estratégico, conseguindo aliar comprometimento, criatividade e envolvimento com os propósitos institucionais. Outra sugestão será a realização de oficinas estratégicas, visando promover a melhoria da gestão na Corte de Contas.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo