Sem categoria

Novo módulo do Sigap facilitará planejamento das auditorias do TCE

Em reunião realizada nesta segunda-feira (8), o Tribunal de Contas (TCE) anunciou para seus servidores da área de controle externo os procedimentos e funcionalidades do novo módulo que será disponibilizado no Sistema Integrado de Gestão e Auditoria Pública (Sigap), denominado Fiscalização.

A nova ferramenta tecnológica foi apresentada pela comissão responsável por sua implantação, composta pelos auditores Omar Pires Dias e Francisco Júnior Ferreira da Silva, além de servidores do controle externo e da área de tecnologia da informação (TI) da Corte de Contas.

Antes da apresentação, os conselheiros José Euler, presidente do TCE, e Edílson de Sousa, presidente do Comitê Executivo de TI (Cetic), falaram da importância dos novos recursos informacionais que estão sendo colocados à disposição dos servidores, visando facilitar e otimizar seu trabalho.

Na sequência, os expositores detalharam o novo aplicativo, que está alinhado ao Plano Estratégico do TCE para 2011/15, especialmente no que tange ao objetivo de promover, com a máxima qualidade, o maior número possível de fiscalizações. Também está alinhado às Normas de Auditoria Governamental (NAGs), conjunto de procedimentos específicos para a realização de auditorias em todas as suas modalidades.

Para consolidar o Sigap Fiscalização, segundo os auditores Francisco Júnior e Omar, foi necessário, além do empenho dos membros e servidores envolvidos, um amplo trabalho de pesquisa, com direito a visitas técnicas a outros Tribunais de Contas, como os de Pernambuco, da Bahia e da União (TCU).

O sistema, que ainda será testado por meio de auditorias-piloto em municípios selecionados em cada regional, propicia, entre outros ganhos, o planejamento estratégico, tático e operacional das auditorias, bem como a otimização e a rapidez em sua execução, além da economia e do baixo impacto ambiental, já que o procedimento fiscalizatório passa a ser todo realizado de forma virtual.

Os expositores ainda fizeram uma apresentação detalhada da definição de uma auditoria, a partir dos mecanismos e funcionalidades disponibilizadas pelo aplicativo. Foi abordado desde o nascedouro da inspeção, incluindo atos relativos à parte administrativa no TCE, seu desdobramento pelas diversas unidades, até sua efetiva realização na unidade jurisdicionada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo