Sem categoria

TCE-RO participa de grupo de estudos sobre rede nacional de informações estratégicas

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) integra o grupo de trabalho (GT), criado pelo Conselho Deliberativo da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que vai estudar e propor providências visando à criação da Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo.

A definição ocorreu nos últimos dias 21 e 22, em Brasília, durante encontro nacional, no qual foram estabelecidas recomendações aos TCs feitas pela Atricon, associadas aos objetivos estratégicos da entidade para o período 2012/17, visando fortalecer os Tribunais de Contas como instrumentos indispensáveis à cidadania.

A comissão de estudos é presidida pelo Tribunal de Contas da União (TCU), representado pelo ministro Benjamim Zymler. O TCE-RO, por sua vez, é representado pelo conselheiro Edílson de Sousa Silva, corregedor-geral da Corte.

O GT conta ainda com representantes dos Tribunais de Contas do Espírito Santo (conselheiro Sebastião Carlos Ranna), de Minas Gerais (conselheiro Sebastião Helvécio), do Rio Grande do Sul (conselheiro Cezar Miola) e de São Paulo (conselheiro substituto Alexande Manir Sarkues), além da Atricon (representada pelo auditor do TCU, Carlos Takao) e do IRB (conselheiro Otávio Lessa).

Entre os principais objetivos da rede nacional estão a troca de informações e conhecimentos estratégicos, objetivando potencializar as ações de controle externo, bem como o uso dessas informações para garantir mais eficiência ao trabalho dos TCs, fomento à institucionalização de unidades de inteligência nos Tribunais, bem como capacitação dos servidores nessa atividade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo