Pular para o conteúdo
Sem categoria

Em sessão solene, Benedito Alves assume cargo de conselheiro do TCE

O advogado e professor universitário Benedito Antônio Alves assumiu o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), nesta quinta-feira (15), durante sessão solene do Pleno, que lotou o auditório do TCE, em Porto Velho, reunindo mais de 250 pessoas, entre autoridades, servidores e familiares. Benedito Alves ocupa vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro José Gomes de Melo, último membro da composição original do TCE que ainda estava na ativa.

Natural de Paraguaçu Paulista, Benedito Alves tem 53 anos e, além de advogado, é professor de graduação e pós-graduação, mestre em direito do estado e doutorando em direito público pela Universidade das Ilhas Baleares, de Palma de Mallorca (Espanha).

Foi nomeado pelo governador Confúcio Moura, por meio de ato publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 2 de agosto. Antes da nomeação, teve seu nome aprovado, de forma unânime, pela Assembleia, em sessão realizada no dia 1º, com base em indicação do chefe do Executivo estadual.

Foi ainda declarado, em sessão do Conselho Superior de Administração do TCE realizada no último dia 8, como apto ao cargo por preencher todos os requisitos, segundo os critérios estabelecidos nas Constituições Federal e Estadual, incluindo a Emenda Constitucional nº 82/2012.

POSSE

A cerimônia de posse atendeu o rito determinado pelo Regimento Interno do TCE, com abertura da sessão solene, formação da mesa oficial, execução dos Hinos Nacional (início) e de Rondônia (fim) e a posse do novo conselheiro, após o devido juramento e a investidura no cargo.

Coube aos conselheiros Francisco Carvalho e Valdivino Crispim recepcionarem Benedito Alves, ficando a cargo do conselheiro Edílson de Sousa paramentá-lo com as vestes de conselheiro e conduzi-lo para assento no Pleno. Em nome dos conselheiros, conselheiros substitutos, procuradores e servidores do TCE, o conselheiro Wilber Coimbra fez emocionada saudação ao recém-empossado.

Ressaltando as qualidades do novo membro, conselheiro Wilber enalteceu a trajetória de Benedito Alves nas diversas atividades desenvolvidas ao longo de sua vida profissional em Rondônia, incluindo mundo acadêmico e serviço público. “Na faculdade, tive o prazer de ser seu aluno, conselheiro Benedito, e agora tenho a honra de ser seu colega nessa árdua, mas recompensadora missão de zelar pelo erário e contribuir para o bem comum, contemplando os menos necessitados com a efetivação de políticas públicas justas”, acentuou.

Antes do pronunciamento do recém-empossado conselheiro, outro momento de emoção marcou a sessão: a fala de seu filho, o acadêmico de Direito Abner Vinicius Magdalon Alves, que, ao parabenizar o pai pela nova conquista em sua vida profissional, ressaltou seu exemplo de dedicação e honestidade.

Já o discurso de Benedito Alves foi todo permeado pela gratidão. Além dos familiares e amigos, fez referência a diversas pessoas e autoridades com as quais conviveu em momentos distintos: de São Paulo, onde nasceu, até o Estado de Rondônia. Menção especial foi feita ao governador Confúcio Moura, bem como aos deputados rondonienses pela aprovação de seu nome e aos conselheiros do TCE, seus novos colegas.

Fazendo uma metáfora entre sua vida com a trajetória percorrida por um rio, o novo conselheiro emocionou e arrancou aplausos dos presentes ao narrar fatos de sua vida pessoal e profissional, desde a infância humilde em São Paulo até a vinda a Rondônia, onde exerceu diversas atividades, tanto na iniciativa privada quanto na pública, destacando sua atuação como jornalista, agente da Polícia Civil e, por último, titular da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), cargo que ocupou antes de ser empossado no TCE.

“Assim como um rio, que, ao longo de sua caminhada para o mar, recebe os afluentes de abraços abertos, enriquecendo-se e ganhando força, desviando de obstáculos e avançando, também eu me encontro, neste momento, fortalecido pelo apoio de todos para esse novo curso no rio de minha vida”, completou o novo conselheiro, que também assumirá a Presidência da 1ª Câmara, instância colegiada do TCE responsável pela apreciação, deliberação e julgamento de processos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo