Sem categoria

Avaliação nacional realizada pela Atricon é tema de reunião no TCE

Foi confirmada para 17 de outubro a visita técnica ao Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) do Comitê Gestor do Programa de Qualidade e Agilidade do Controle Externo, desenvolvido pela Associação Nacional dos Membros e Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

A informação foi repassada pelo presidente em exercício do Tribunal de Contas, conselheiro Edílson de Sousa, durante reunião, na última quarta-feira (4), com servidores dos setores responsáveis pela consolidação das informações do TCE que foram enviadas, por meio de questionário, à Atricon.

Integrante do Comitê Gestor do programa da Atricon, o conselheiro Edílson participou das visitas técnicas realizadas aos TCEs do Espírito Santo e de Minas Gerais.

Segundo ele, o objetivo é conferir se as informações encaminhadas pelos Tribunais de Contas estão em observância com as regras e parâmetros constantes do regulamento do programa, que tem 20 itens e cerca de 60 critérios.

Além disso, as equipes do Comitê Gestor aproveitam para avaliar quesitos dentro da estrutura dos Tribunais, envolvendo não só o Controle Externo, mas outras áreas e setores, como Corregedoria, Comunicação, Informática, Recursos Humanos, Escola de Contas, Ouvidoria, Controle Interno, Administração, Planejamento e Sessões.

As conclusões das avaliações nos 27 Tribunais que aderiram ao programa será apresentado em um relatório unificado durante o 27º Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, de 3 a 6 de dezembro, em Vitória (ES). Antes disso, cada Tribunal de Contas avaliado poderá se manifestar ao comitê sobre o relatório em que foi avaliado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo