Pular para o conteúdo
Sem categoria

Importância do Plano Estratégico do TCE é realçada em avaliação da Atricon

A preocupação e o engajamento do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) em elaborar, implementar e cumprir as ações e os objetivos constantes do seu plano estratégico para o período 2011/15 foram realçadas na avaliação nacional realizada pela Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), procedimento inédito ao qual se submeteram os TCs visando apurar sua qualidade e agilidade em controle externo.

De acordo com o presidente do TCE-RO, conselheiro José Euler, o fato de as ações elencadas no Plano Estratégico 11/15 estarem alinhadas aos itens do programa de avaliação da Atricon, conforme apontou o Comitê Gestor da entidade na visita técnica feita à Corte rondoniense em outubro, indica o acerto da instituição ao apostar na eficiência do planejamento estratégico.

Nesse sentido, ele deu ênfase às etapas que têm sido deflagradas internamente na Corte ao longo dos últimos tempos visando à implementação, execução e monitoramento do Plano Estratégico 11/15, incluindo a contratação de consultoria especializada (Associação Brasileira de Orçamento Público – Abop), além da elaboração e implantação de outras ferramentas gerenciais de planejamento, como o Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e, por último, o Plano Estratégico de Comunicação Social 13/15.

Durante esse processo também deve ser citado o estabelecimento do sistema de gestão à vista, que visa assessorar a alta administração no monitoramento da qualidade dos serviços e do desempenho de gestão do TCE. Denominada Sistema de Medição do Desempenho Organizacional (SMDO), a ferramenta gerencial foi regulamentada por meio da Resolução nº 136/2013, aprovada pelo Conselho Superior de Administração (CSA).

DIAGNÓSTICO

Todos esses instrumentos de gestão, de acordo com o conselheiro presidente, são fundamentais para o amadurecimento interno da cultura de planejamento e, consequentemente, o alcance dos objetivos do Plano Estratégico e da visão pretendida pelo TCE, dentro de sua missão constitucional.

Além disso, trazem repercussão positiva para a instituição, como no recente diagnóstico feito dentro do programa de avaliação da Atricon, cujos resultados finais, incluindo o mapa consolidado da situação dos TCs, serão divulgados durante o XXVII Congresso dos Tribunais de Contas, de 3 a 6 de dezembro, em Vitória (ES).

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo