Sem categoria

Técnicos participam de curso sobre licitações na sede e regionais do Tribunal de Contas

Com a presença de técnicos da administração estadual e de municípios de todo o Estado, foi aberto nesta segunda-feira (2), em Porto Velho, com transmissão on-line para Vilhena, Cacoal e Ariquemes, o curso sobre licitações com as professoras Cristiana Fortini e Tatiana Camarão, uma ação realizada pelo Tribunal de Contas (TCE-RO), por intermédio da Escola Superior de Contas (Escon).

Com carga horária de 32 horas-aula, a capacitação foi aberta pelo diretor da Escon, Raimundo Oliveira Filho, que, além de apresentar as instrutoras, destacou o esforço empreendido pelo TCE/Escon para capacitar seus jurisdicionados, buscando essencial à melhoria das administrações municipais. Nesse sentido, o diretor-geral recomendou aos participantes extraírem o maior proveito possível em relação aos assuntos que serão discorridos ao longo dos quatro dias do curso, aproveitando para esclarecer suas dúvidas.

Já as instrutoras explicaram que, a fim de facilitar a compreensão, a abordagem sobre o tema foi dividida em duas partes: no primeiro momento, serão enfocados conceito, princípios e histórico da licitação, incluindo as duas principais leis sobre o assunto, que são a Lei nº 8.666/93 e a Lei nº 10.520/02.

Será feito também um panorama global do procedimento de licitação, com orientações sobre o modo com as compras são realizadas, o princípio da padronização, o sistema de registro de preços, quem pode participar do processo licitatório, as modalidades de licitação (concorrência, tomada de preços, convite, concurso, leilão e pregão).

Na segunda parte do curso, serão apresentados também o conceito de contrato administrativo e considerações gerais, suas peculiaridades, formalização e garantias contratuais. Dentro desse assunto, serão abordadas a alteração do contrato administrativo, a diferença entre reajuste, revisão e repactuação, a rescisão de contrato e sanções em contratos administrativos.

INTERIOR

Buscando atender os jurisdicionados do interior, o curso sobre licitação é transmitido para os auditórios das Secretarias Regionais de Controle Externo do Tribunal de Contas de Vilhena, Cacoal e Ariquemes. Em Vilhena, técnicos municipais do Cone Sul estão assistindo à capacitação.

Entre as vantagens destacadas pelos participantes, está a oportunidade para as administrações municipais de poderem, com custos reduzidos e facilidade de deslocamento, ofertar aos servidores aprendizado e conhecimento especializado sobre licitações, tema palpitante na área pública nos últimos tempos, em face das demandas surgidas por ocasião das aquisições governamentais.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo