Pular para o conteúdo
Sem categoria

TCE/Cacoal abre ação pedagógica com curso para conselheiros do Fundeb

Secretários, técnicos e membros dos conselhos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb) dos 10 municípios que compõem o polo de Cacoal marcaram presença no primeiro curso realizado pela Secretaria Regional de Controle Externo de Cacoal, em parceria com o Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP)/Escola de Contas.

A abertura da capacitação foi realizada na manhã desta segunda-feira (27), no auditório da regional, onde serão desenvolvidas todas as atividades da programação do curso. A solenidade contou com a presença do diretor da Escola de Contas, auditor Davi Dantas da Silva, do secretário de Educação de Cacoal, Olinto Júnior, e dos instrutores do curso, a secretária regional do TCE em Cacoal, Valdelice Vieira, e o assessor da Escola de Contas, Cláudio Uchôa.

Em seu pronunciamento, o auditor Davi Dantas falou da importância do treinamento dos conselheiros do Fundeb, visando proporcionar a eles o conhecimento necessário para a correta fiscalização dos recursos públicos. “Aproveitem ao máximo esse curso, tirem suas dúvidas”, conclamou, enfatizando que todos os conselheiros sociais são parceiros do TCE no trabalho de fiscalização.

Ainda segundo o diretor da Escola de Contas, a ideia do TCE é se aproximar cada vez mais da sociedade, levando informações para o melhor controle e aplicação do dinheiro público: “A educação é um direito fundamental e é a grande aposta para que nossa sociedade seja cada vez melhor.”

Por sua vez, o secretário Olinto Júnior lembrou que o gestor tem de saber lidar com o trabalho de fiscalização. “O ato de fiscalizar quanto é feito de forma correta, com conhecimento, contribui, e muito, para uma boa gestão. Por isso, queria agradecer ao Tribunal de Contas por estar propiciando esse aprendizado para os conselheiros não só de Cacoal, mas de toda a nossa região”, acentuou.

A capacitação para conselheiros do Fundeb segue durante o dia de hoje e amanhã (28), encerrando-se na quarta-feira (29). Serão abordados, além da análise das prestações de contas dos municípios, um estudo de casos relativos ao tema.

Além dos membros do Conselho de Cacoal, participam os dos municípios de Castanheiras, Espigão do Oeste, Ministro Andreazza, Parecis, Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia, Rolim de Moura, Santa Luzia e São Felipe d’Oeste.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo