Sem categoria

Ampliação da participação social é debatida no Encontro dos TCs

O painel “Controle Social e Ouvidoria”, realizado no XIII Encontro do Colégio dos Corregedores e Ouvidores dos Tribunais de Contas do Brasil (CCOR), evento paralelo ao IV Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, nessa terça-feira (5), em Fortaleza (CE), abordou a importância da Ouvidoria e da Corregedoria.

Durante a atividade, que contou com a participação de membros e servidores do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), houve diversas manifestações, entre as quais, a do conselheiro Claudio Terrão, presidente do CCOR, que falou da importância de se estimular a sociedade no exercício do controle da administração pública. “É o cidadão o grande controlador do Estado”, lembrou.

Os benefícios que o Observatório Social traz para a coletividade também foram enfocados durante a atividade. O presidente do Observatório Social do Brasil, Ater Cristófoli, falou da relevância do controle preventivo, por meio da análise dos contratos celebrados pelos órgãos públicos, alertando-os em caso de indícios de irregularidades.

Além do painel, também foi realizada aula técnica com o tema “Visão Geral sobre Ouvidoria, Matriz de Negócio e Rotinas Internas dos TCs”. Na ocasião, os participantes puderam ouvir relatos sobre experiências, entre os quais, a efetivação dos princípios da administração pública pelas ouvidorias, a ouvidoria tanto como fomentadora do controle social quanto como promotora de eficiência na organização, a sustentabilidade das ouvidorias com o planejamento estratégico das instituições a que pertencem, entre outros.

O IV Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, iniciado na última segunda-feira (4), no Ceará, será encerrado nesta quarta-feira (6). O evento tem como tema central “o papel dos Tribunais de Contas frente às demandas sociais”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo