Sem categoria

Inscrições ainda podem ser feitas para evento no TCE sobre avaliação da governança pública em RO

Continuam abertas as inscrições para a edição rondoniense do evento “Governança Pública para o Desenvolvimento Nacional Sustentável”, ação desenvolvida em conjunto pelos Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado de Rondônia (TCE-RO) que visa, entre outros objetivos, obter e sistematizar informações sobre a administração pública, a governança e gestão de aquisições nas três esferas (União, estados e municípios).

Voltado aos gestores da administração pública estadual e dos municípios ou servidores por eles designados, o evento, que será realizado na próxima quinta-feira (18), a partir das 8h30, no auditório da sede do TCE-RO, em Porto Velho, tem inscrições abertas apenas pela internet, no portal da Corte de Contas estadual (www.tce.ro.gov.br), selecionando a aba destinada à Escola Superior de Contas, ou então acessando diretamente o link: http://www.tce.ro.gov.br/sigiep/WFParticipanteCurso.aspx?id=61.

A edição rondoniense do “Governança Pública para o Desenvolvimento Nacional Sustentável” tem em sua programação uma palestra e debates, nos quais os gestores e servidores designados receberão orientações sobre os questionários que deverão ser preenchidos em ambiente virtual já disponibilizado pelo TCU em seu portal eletrônico, através de chave de acesso. Cada questão aborda uma das práticas de boa governança, avaliando seu atendimento e em que grau ocorre.

LEVANTAMENTO

Ainda sobre o levantamento realizado pelo TCU, prefeitos e presidentes de Câmaras de municípios com menos de 100 mil habitantes responderão a um questionário simplificado com 112 itens. Já prefeitos e presidentes de Câmaras de municípios que tenham mais 100 mil habitantes e ainda gestores de órgãos do Estado responderão questionário completo com 232 itens. Titulares dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria, além do TCE, também responderão a versão completa da avaliação.

As pesquisas deverão ser respondidas até o próximo dia 30. O resultado nacional consolidado do trabalho será divulgado pelo TCU em dezembro. Cada jurisdicionado que responder ao questionário receberá um relatório de gestão, em que estará identificada a situação de seu município em termos de governança, posicionando-o frente à realidade estadual e nacional. O trabalho conta com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo