TCE-RO implanta Processo de Contas eletrônico e lança novo portal na internet
Com a presença de autoridades estaduais e municipais, além de grande número de servidores, o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) realizou nesta quarta-feira (10), em seu auditório, o evento de implantação do Processo de Contas eletrônico, novo sistema de tramitação processual da Corte, e de lançamento do revitalizado portal do TCE-RO na internet (www.tce.ro.gov.br).
As duas ferramentas tecnológicas são melhorias advindas de uma nova realidade do Tribunal, forjada na modernização e em sintonia com o Plano Estratégico da Corte para o período 2011/15, relativamente aos objetivos de reduzir o tempo de apreciação e julgamento de processos e ampliar a divulgação da comunicação, facilitando a compreensão e o acesso às informações sobre a instituição.
Esses aspectos foram destacados também pelo presidente do TCE-RO, conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello, que, no pronunciamento de abertura do evento, lembrou ainda do apoio recebido de instituições parceiras, a exemplo dos TCEs da Paraíba e do Rio Grande do Sul e do Tribunal de Contas da União (TCU), além do trabalho abnegado e comprometido realizado por todos os servidores, notadamente a comissão nomeada para a implantação do processo eletrônico, presidida pelo conselheiro Edílson de Sousa Silva.
“Não tenho dúvida de que o Tribunal entra em um novo tempo. E nosso ingresso neste novo mundo, onde tudo passa a depender apenas de um clique, vai acelerar em muito o processo de análise e julgamento das contas, permitindo o acesso a todos os dados, inclusive os estatísticos em tempo real, e principalmente diminuir nossos custos. Portanto serão muitos os benefícios para a Corte, seus jurisdicionados e a sociedade”, declarou o conselheiro presidente, que ainda fez o primeiro ato em um processo totalmente virtual, ao assinar um despacho eletrônico.
Já o conselheiro Edílson de Sousa, presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cetic) do TCE-RO e coordenador da equipe responsável pela implantação do PCe, enfatizou, em pronunciamento marcado pela emoção, a participação de toda a Corte no trabalho que culminou nessa conquista tecnológica. “Definitivamente, o PCe é um divisor de águas para o aperfeiçoamento não só do trabalho interno do Tribunal, mas para as contas públicas do Estado de Rondônia”, acentuou.
REGISTRO
Também durante a solenidade, foi exibido um vídeo, produzido pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom), resgatando a história da tramitação processual e da informatização do TCE-RO, articulando desde os primeiros momentos, com a rotina física dos processos, até os primeiros programas, chegando-se aos dias atuais, com os esforços demandados por toda a Corte, incluindo a parceria formalizada com o TCE da Paraíba, na cessão do Tramita, sistema que serviu de modelo para o Processo de Contas eletrônico da Corte rondoniense.
Houve ainda a apresentação de algumas funcionalidades do novo sistema eletrônico de tramitação, feita pelo secretário Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação, Marcelo Rech, destacando aspectos como maior celeridade, segurança, além de além de ser um passo importante em favor da sustentabilidade pela economia de papel.
Foi apresentado ainda o novo portal do TCE, totalmente revitalizado para facilitar o acesso a informações de interesse público e valorizar a prestação de serviços. Destacou-se o novo leiaute e a interface mais intuitiva, com serviços identificados por ícones e seções personalizadas para atender diferentes perfis – sociedade, agentes públicos e imprensa. O portal ainda pode ser acessado em qualquer computador, smartphone ou tablet, sem qualquer agravante para a navegação.
O evento desta quarta-feira no TCE foi encerrado com a entrega de placas ao conselheiro Edílson de Sousa Silva e para servidores da Corte que trabalharam mais diretamente na implantação do Processo de Contas eletrônico.