
O aproveitamento pelo Tribunal de Contas dos estudos acadêmicos que serão realizados pelos servidores da Corte como requisito para a conclusão do MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores – qualificação oferecida a eles pelo TCE-RO – foi um dos temas abordados durante reunião realizada na última sexta-feira (20), na sede da instituição.
Contando com a participação do conselheiro presidente José Euler Potyguara Pereira de Mello e do vice, conselheiro Paulo Curi Neto, além dos servidores que integram a comissão de Gestão de Pessoas por Competência, o encontro serviu também para estimular não só os servidores que participam do MBA, mas todos a contribuírem com soluções visando à melhoria da gestão de pessoas no âmbito da Corte de Contas.
Medidas nesse sentido foram citadas pelo conselheiro Euler, especificamente quanto à importância da valorização do espírito de equipe, bem como de ideias e ações. “Além dessa reflexão sobre o trabalho em equipe, é preciso que passemos a valorizar as ideias que nos são levadas, discuti-las e aceitá-las, pois, assim, acredito que podemos contribuir com soluções, que levem à melhoria dos nossos resultados institucionais”, disse.

Foi mencionado, ainda, o trabalho deflagrado internamente pelo TCE como parte do processo de implantação e desenvolvimento da sua nova política de gestão de pessoas, envolvendo gestão por competência, gestão por desempenho e formulação do plano de cargos, carreiras e remuneração (PCCR), ações alinhadas ao Plano Estratégico 2011-15 do TCE.
Segundo o conselheiro Paulo Curi, o despertar sobre a importância da área de gestão de pessoas no TCE, que motivou esse processo de mudança, deve envolver não apenas a Alta Direção, mas os servidores de um modo geral, mencionando, nesse aspecto, medidas simples que podem ser tomadas visando à melhoria do clima organizacional e, consequentemente, da produtividade dos trabalhos desenvolvidos pelo TCE.
“Não tenho a menor dúvida que trata-se de um processo revolucionário na história do Tribunal, pois vai nos proporcionar condições de melhorias da performance organizacional, refletindo diretamente na fiscalização do dinheiro público”, afirmou.
SENSIBILIZAÇÃO

Já os servidores concluintes do MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores, além de abordarem os temas que serão tratados em seus estudos, falaram sobre a importância da sensibilização dos demais servidores relativamente à participação deles em atividades referentes aos trabalhos, como nas respostas aos questionários e às pesquisas que serão ou já estão sendo realizadas.