TCE/Escon encerra programação de abril com a capacitação A Nova Contabilidade Pública
Encerrando a programação de capacitações do mês de abril, o Tribunal de Contas (TCE-RO), por meio da Escola Superior de Contas (Escon), realizou na semana passada (de quarta até sexta-feira) o curso A Nova Contabilidade Pública Brasileira com ênfase no Plano Único e Novas Demonstrações Contábeis.
Realizada na sala II da Escon, a capacitação teve um total de 24 horas-aula e contou com mais de 60 participantes, entre os quais, servidores do TCE e das Secretarias de Estado da Justiça (Sejus) e da Saúde (Sesau), bem como dos municípios de Cacoal, Colorado do Oeste, Espigão do Oeste, Governador Jorge Teixeira, Ji-Paraná, Nova Mamoré, Parecis, São Miguel do Guaporé e Urupá.
Os conhecimentos foram repassados pelo professor Francisco Glauber Lima Mota, contador da Câmara Federal e autor de diversas obras sobre contabilidade pública.
De acordo com o instrutor, as inovações trazidas recentemente pela legislação possibilitaram como maior benefício à contabilidade pública o cumprimento constitucional da eficiência da gestão pública. “Com o modelo anterior não se tinha como avaliar a eficiência dos gastos públicos. O trabalho do contador focava basicamente a prestação de contas”, explicou.
EVENTOS DE MAIO
Dando continuidade ao calendário de eventos e atividades deste ano, o TCE/Escon realizará, no próximo mês de maio, capacitações voltadas ao público interno e também ao externo. As inscrições são feitas pelo portal do Tribunal (www.tce.ro.gov.br), no link da Escola Superior de Contas.
Para os servidores da Corte, estão previstas dois cursos: Liderança Consciente – Turma II (dias 4 a 8), na sala II da Escon, e Controle Patrimonial: o Ativo Imobilizado, da Avaliação à Depreciação (11 e 12), no auditório do TCE.
Já nos dias 28 e 29 servidores públicos, estudiosos, comunidade acadêmica e a sociedade em geral são convidados a participar do Fórum de Direito Administrativo aplicado aos Tribunais de Contas, em comemoração ao 32º aniversário do Tribunal de Contas. Realizado no Teatro Estadual Palácio das Artes, o evento traz como tema Avanços Constitucionais e o Papel dos Tribunais de Contas ante a Efetividade das Políticas Públicas.
De acordo com a Escola Superior de Contas, a definição antecipada dos cursos tem como objetivo possibilitar que os interessados se planejem visando garantir sua participação. Recomenda-se ainda aos interessados que acompanhem frequentemente o calendário com a programação completa de eventos e atividades disponibilizado na internet, em razão da possibilidade de alteração e mesmo cancelamento de cursos e demais capacitações.