Notícias

Atuação fiscalizadora do TCE na área de saúde é destacada durante capacitação em Vilhena

Os participantes da capacitação oferecida pelo Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), por intermédio da Escola Superior de Contas (Escon), sobre a atuação dos Conselhos de Saúde, cuja primeira etapa tem continuidade nesta quinta-feira (11) em Vilhena, estão tendo a oportunidade de esclarecer dúvidas e saber um pouco mais sobre assuntos ligados a essa área, entre os quais, a atuação da Corte de Contas.

Uma das ações mencionadas na capacitação foi a auditoria operacional realizada pelo TCE no Estado, em cumprimento ao termo de cooperação assinado nacionalmente pelos Tribunais de Contas brasileiros, a fim de avaliar a qualidade dos serviços de atenção básica prestados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Responsável pela coordenação dos trabalhos da comissão designada para realizar a auditoria, o conselheiro-substituto Davi Dantas da Silva – instrutor do curso em Vilhena, juntamente com o secretário regional de controle externo de Porto Velho, Moisés Rodrigues Lopes – falou sobre alguns pontos da auditoria operacional.

Segundo o conselheiro-substituto Davi Dantas, está sendo feito um grande diagnóstico na área da atenção básica em saúde, com dados importantes sobre a realidade verificada no Estado de Rondônia. “Esse trabalho está sendo muito importante, porque, em todas as suas fases, conta com a participação dos gestores da área de saúde, já que um dos objetivos é o de avaliar a gestão em seus mais diversos aspectos”, esclareceu.

Entre os resultados detectados no trabalho do TCE, constou a fragilidade no tocante à capacitação e formação dos agentes públicos da área de saúde, o que levou a Corte, por meio da Escon, a programar e realizar, inicialmente em Vilhena e posteriormente em outros municípios-polo, a exemplo de Cacoal, capacitação para os membros dos Conselhos de Saúde.

“É a primeira vez que o Tribunal realiza esse tipo de trabalho na área de saúde, e por isso é importantíssimo que os conselheiros municipais de saúde, os servidores dos controles internos e demais interessados participem da capacitação, a fim de que possamos, juntos, melhorar o serviço oferecido à população na área de saúde”, disse o conselheiro-substituto.

INSCRIÇÕES PARA CACOAL

De acordo com a Escola Superior de Contas, membros de Conselhos de Saúde que tenham interesse em participar da próxima etapa do curso, a ser realizada em Cacoal, a partir da próxima segunda-feira (15), podem se inscrever pela internet, no portal do TCE, neste link.

A capacitação tem duração total de 24 horas-aula.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar