Notícias

Esclarecimento de dúvidas marca 2º dia de curso do TCE para membros de Conselhos da Saúde

Membros de Conselhos de Saúde, usuários do sistema, gestores e servidores públicos de municípios de diversas regiões do Estado que participam do curso de orientação que o Tribunal de Contas (TCE-RO), por intermédio da Escola Superior de Contas (Escon), realiza no plenário da Câmara Municipal de Ji-Paraná, estão tendo a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre esse assunto, bem como esclarecer dúvidas.

Incentivando os participantes a expor seus questionamentos e apresentar situações mais recorrentes, os instrutores da capacitação, o conselheiro-substituto Davi Dantas da Silva e o secretário regional de controle externo do TCE em Porto Velho, Moisés Rodrigues Lopes, citaram, entre outros pontos, a necessidade dos conselheiros saberem mais sobre suas atribuições e competências e o modo de atuação dos conselhos.

Nesse sentido, o secretário Moisés Rodrigues disse ser importante a integração e parceria dos conselhos de saúde, incluindo o Conselho Estadual, a fim de possibilitar a troca de informações e experiência entre seus membros. Essa atuação proativa, segundo ele, é essencial para garantir que os recursos destinados à área de saúde sejam aplicados da melhor forma possível e, assim, garantam um serviço de qualidade para a população.

Já o conselheiro-substituto Davi Dantas lembrou que a participação ativa dos membros de Conselhos de Saúde amplia a fiscalização e evita fragilidades do sistema estatal de saúde. O instrutor também fez sugestões e esclareceu dúvidas dos participantes relativamente a procedimentos como compras e aquisições governamentais, contratação de pessoal, entre outras.

Foi citada ainda a auditoria operacional feita pelo TCE nas unidades básicas de saúde (UBS) do Estado, atividade feita sob a coordenação do conselheiro-substituto Davi Dantas, na qual foram realizados procedimentos, como visitação aos municípios, entrevistas com gestores, agentes comunitários de saúde e usuários, buscando conhecer tanto a estrutura quanto as condições de trabalho oferecidas nessas unidades do sistema de saúde.

CARGA HORÁRIA

A capacitação para membros de Conselhos de Saúde em Ji-Paraná, que foi aberta nessa quarta-feira (19), tem continuidade ao longo desta quinta-feira (20), encerrando-se na sexta-feira (21). Para realizar o evento, o TCE conta com a parceria do Ministério Público do Estado e apoio da Câmara de Vereadores de Ji-Paraná.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar