Notícias

Auditoria do TCU sobre gestão de pessoas será tema de palestra dia 2/9 no TCE-RO

Consideradas uma inovação na administração pública, as auditorias realizadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para avaliar práticas de governança e gestão de pessoas em órgãos e instituições federais serão tema de palestra para os servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), a ser realizada no próximo dia 2, às 9 horas, no auditório desta Corte de Contas.

Voltada primordialmente aos servidores das áreas de controle externo e de gestão de pessoas, a apresentação integra as ações realizadas em parceria pelos dois Tribunais de Contas e será ministrada pelos auditores federais de controle externo Alexander Jorge e Fabiano Fernandes, respectivamente secretário e diretor da Secretaria de Fiscalização de Pessoal (Sefip) do TCU.

Para assistir à palestra, os servidores deverão fazer sua inscrição na página da Escola Superior de Contas (Escon). Posteriormente serão emitidos certificados para aqueles que participarem da atividade capacitatória. Em caso de dúvida deve-se ligar para o ramal 9121.

O QUE É

De acordo com informações do TCU, a auditoria de governança e gestão de pessoas representa uma contribuição para o aperfeiçoamento do desempenho da administração pública federal. O objetivo é identificar os pontos mais vulneráveis e estimular melhorias nessa área, além de facilitar a identificação de boas práticas e modelos passíveis de serem disseminados para as demais unidades jurisdicionadas à Corte de Contas federal.

Outro fator importante para se aperfeiçoar os sistemas de governança e gestão de pessoas no setor público deve-se à sua forte relação com a geração de resultados para a sociedade e o montante de despesas realizadas nessa área, já que, frequentemente, os gastos com pessoal são o maior item dos orçamentos das organizações públicas.

A auditoria se baseia exclusivamente em dados coletados através de questionário de autoavaliação, instrumento elaborado pela própria equipe de fiscalização da Sefip/TCU, a partir de diretrizes do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública) e de modelos internacionais aplicados à governança e à gestão estratégica de pessoas na área pública.

 

Clique aqui e faça sua inscrição na palestra

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar