Notícias

Promotores de justiça e delegados de polícia participam de curso do TCE/MP em Cacoal

Promotores de justiça e assessores do Ministério Público estadual (MP-RO) e delegados e investigadores da Polícia Civil (PC-RO) estão participando no município de Cacoal do segundo módulo da capacitação Contabilidade Pública Investigativa, uma realização do Tribunal de Contas (TCE-RO) e do MP.

Assim como no primeiro módulo, realizado na semana passada, em Porto Velho, o evento em Cacoal é organizado pela unidade de educação corporativa do TCE, a Escola Superior de Contas (Escon), em parceria com a do MP, o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf).

O curso, que foi aberto nessa segunda-feira (16), estende-se ao longo desta terça-feira (17), na sede do Ministério Público estadual em Cacoal. Atuam como instrutores o conselheiro-substituto Omar Pires Dias e o secretário estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação do TCE, Marcelo Rech.

Segundo Omar Pires, a ação pedagógica demonstra o esforço e o comprometimento tanto das instituições quanto dos membros e servidores participantes em adquirir esse conhecimento, a fim de fazer frente aos novos tempos, os quais impõem a exigência de protocolos de controle e prevenção ainda mais assertivos, todos devidamente ancorados na legislação vigente.

Durante esses dois dias do curso, estão sendo repassados aos participantes conhecimentos contábeis diversos, como noções de orçamento público, gestão fiscal, contabilidade e patrimônio público, controles, entre outros. O objetivo é que, ao final, eles sejam capazes de obter o máximo de informações para suas atribuições a partir de peças e demonstrações contábeis do setor público.

Ainda será feita uma explanação, pelo secretário Marcelo Rech, referente aos sistemas utilizados pelo TCE em suas atividades relacionadas à fiscalização dos gastos públicos, entre os quais, o Sistema Integrado de Gestão e Auditoria Pública (Sigap) e o Processo de Contas eletrônico (PCe).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo