Notícias

Servidores estaduais e municipais participam de curso do TCE/Escon sobre planejamento estratégico

Com o objetivo de ampliar o conhecimento dos servidores tanto do Estado quanto dos municípios, o Tribunal de Contas (TCE-RO), por meio da Escola Superior de Contas (Escon), realiza até esta quinta-feira (19), em seu auditório, a capacitação Governança Pública – Módulo Planejamento Estratégico.

Segundo informações da Escon, o curso visa atender solicitação da própria administração estadual, materializada por meio da Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), em razão de diretriz nacional consolidada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) dentro do levantamento de governança pública em âmbito nacional e governança e gestão das aquisições nas organizações públicas das esferas estadual e municipal.

Tema do primeiro módulo, a capacitação sobre planejamento estratégico foi aberta na última segunda-feira (16), tendo como instrutores o secretário de Planejamento da Corte de Contas, Juscelino Vieira, e a assessora da Seplan/TCE, Alessandra Masso.

CULTURA DO PLANEJAMENTO

Na abertura do evento, o secretário Juscelino explicou que a capacitação tem como foco principal explorar tópicos relativos ao planejamento estratégico no âmbito do setor público, enfatizando a necessidade de se criar, internamente, a cultura do planejamento, ou seja, a valorização dessas ações para a administração estratégica do órgão, incluindo a tomada de decisões.

Citou como exemplo o TCE rondoniense, onde o planejamento estratégico se dá desde meados da década de 2000, e destacou o atual Plano Estratégico, cujo horizonte se encerra neste exercício. “Com planejamento, estratégias e ações, se torna mais fácil o processo de gestão da organização, pois as balizas norteadoras estão definidas”, explicou Juscelino.

Quanto à literatura sobre o tema, os instrutores recomendaram aos participantes, além do material disponibilizado na página da Escon (acessível aqui), explorar fontes de estudo disponíveis na internet, citando como exemplo a que pode ser acessada no link: http://pt.slideshare.net/SandraSilva14/apostila-completa-planejamento-estratgico.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo