Notícias

TCE/Escon faz capacitação para orientar técnicos municipais sobre o Sigap Corporativo/Recepção de Dados

Todo o funcionamento do Sigap Corporativo/Recepção de Dados, sistema informatizado do Tribunal de Contas destinado, entre outras ações, ao encaminhamento dos relatórios e demonstrativos referentes às prestações de contas dos prefeitos, será repassado durante capacitação a ser realizada nos próximos dias 23 e 25, no auditório do TCE-RO, em Porto Velho.

O evento, organizado pela Escola Superior de Contas (Escon), tem como público-alvo os técnicos das administrações municipais que atuam nos setores de contabilidade e controle interno, principalmente os responsáveis pelo envio de documentos ao Tribunal de Contas.

Segundo a Escon, as vagas para o curso foram distribuídas de modo a contemplar todos os municípios do Estado, facilitando ainda o acesso dos jurisdicionados do interior, haja vista terem sido disponibilizadas duas turmas: uma no dia 23 e outra no dia 25, ambas com carga horária de oito horas.

Assim os servidores têm a opção de escolher em qual data realizar a capacitação, auxiliando no planejamento de suas atividades administrativas. As inscrições devem ser feitas, gratuita e exclusivamente, através do portal do TCE, no link da Escola Superior de Contas.

CONTROLE EXTERNO

O curso sobre o Sigap Corporativo/Recepção de Dados foi modelado para atender demanda da Secretaria Geral de Controle Externo (SGCE) do Tribunal de Contas, no tocante a melhorias no processo de análise das prestações de contas das administrações municipais, entre as quais, mudanças na recepção dos relatórios e documentos a serem enviados.

A ideia é proporcionar entendimento sobre o sistema informativo e suas funcionalidades, visando permitir que se realizem as análises dos documentos (análise prévia) antes da emissão pela Corte de Contas do recibo de envio das contas, evitando-se, assim, a recepção de relatórios e demonstrativos que não estejam de acordo com os instrumentos normativos do TCE.

Os ensinamentos serão repassados por servidores do próprio Tribunal, que atuam diretamente tanto na área de controle externo quanto no desenvolvimento e gerenciamento do sistema Sigap.

 

Faça aqui sua inscrição

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo