Pular para o conteúdo
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Notícias

Seminário Fechando as Contas encerra 1º dia com palestras ministradas por membros de TCs

Dando continuidade ao primeiro dia de atividades do Seminário Fechando as Contas – Regras e Orientações para Gestores Públicos Municipais em Fim de Mandato, uma realização do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), por meio da Escola Superior de Contas (Escon), três palestras foram ministradas por membros de Tribunais de Contas nessa segunda-feira (7), no auditório da Ulbra, em Porto Velho.

O conselheiro Cezar Miola (TCE-RS) teceu reflexões sobre o período de fechamento de contas
O conselheiro Cezar Miola (TCE-RS) teceu reflexões sobre o período de fechamento de contas

Com o tema “Reflexões sobre o Fechamento de Contas, o conselheiro Cezar Miola, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), abriu a programação vespertina do primeiro dia do seminário, evidenciando questões importantes que devem ser observadas não só pelos gestores públicos, mas assessores e técnicos, no que se refere ao encerramento dos mandatos, citando, entre outros pontos, cuidados em relação à transparência, probidade administrativa e investimentos em educação.

O conselheiro-substituto Omar Dias (TCE-RO) em sua explanação sobre a transmissão de cargos no âmbito municipal
O conselheiro-substituto Omar Dias (TCE-RO) em sua explanação sobre a transmissão de cargos no âmbito municipal

Logo depois, o conselheiro-substituto do TCE-RO, Omar Pires Dias, fez uma explanação sobre a Decisão Normativa nº 1/2016, que determina uma série de providências na transmissão de cargos no âmbito municipal. Segundo ele, a norma é bem objetiva e visa, entre outros aspectos, permitir aos atuais e futuros gestores um planejamento mais eficiente, especialmente em relação aos balancetes e demais demonstrações contábeis legalmente exigidas.

LRF

Por fim, encerrando o primeiro dia do Seminário Fechando as Contas, o conselheiro do TCE do Maranhão, José Ribamar Caldas Furtado, proferiu palestra sobre as vedações na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e suas repercussões no âmbito eleitoral e penal.

O conselheiro Caldas Furtado (TCE-MA) abordou as vedações na LRF e suas implicações no âmbito eleitoral e penal
O conselheiro Caldas Furtado (TCE-MA) abordou as vedações na LRF e suas implicações no âmbito eleitoral e penal

Segundo ele, a LRF veio para assegurar o equilíbrio nas contas públicas, com ênfase para o planejamento, a transparência, o controle e a responsabilização. Caldas Furtado falou da importância de se ter atenção quanto às regras e limites impostos aos administradores municipais, especialmente neste período, citando como exemplo a obediência à ordem cronológica de pagamentos.

O Seminário Fechando as Contas segue ao longo desta semana, com oficinas e outras atividades pedagógicas nas dependências da Ulbra. Para a realização do evento, o TCE-RO conta com a parceria da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público estadual e do Ministério Público de Contas e o apoio da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), da União das Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) e da Ulbra.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo