Pular para o conteúdo
Notícias

Gestão e fiscalização de contratos é tema de curso ofertado pela Escon/TCE

Buscando subsidiar o trabalho de servidores que atuam especificamente em procedimentos relacionados a contratos administrativos, a Escola Superior de Contas (Escon), unidade do TCE-RO responsável pela educação corporativa, realiza o curso Gestão, Fiscalização, Reajuste e Repactuação de Contratos.

A capacitação, que ocorre no auditório do Tribunal de Contas, iniciou-se na última segunda-feira (6), prolongando-se até esta quinta-feira (9), no período da tarde, totalizando 16 horas-aula. Participam servidores de órgãos públicos estaduais e também de municípios rondonienses.

O diretor da Escon, Raimundo Oliveira, fez a abertura da capacitação na segunda-feira
O diretor da Escon, Raimundo Oliveira, fez a abertura da capacitação na segunda-feira

A oportunidade da formação continuada não só do corpo funcional do TCE, mas de outros órgãos da administração pública, tanto estadual quanto dos municípios, foi destacada pelo diretor-geral da Escon, Raimundo Oliveira Filho, na abertura do evento.

Ele ainda apresentou o instrutor da capacitação, o servidor Anderson Fernandes Melo, que preside a Comissão Permanente de Licitação (CPL) do Tribunal de Contas.

CONTEÚDO

Além do conteúdo legal e doutrinário, o instrutor, em suas abordagens, tem focado em pontos complexos das tarefas administrativas relativas aos contratos, incluindo regime jurídico, características, cláusulas exorbitantes, dispensa, elaboração, publicidade, garantia contratual, entre outros.

Relativamente à fiscalização do contrato, discorre sobre a figura do fiscal, recebimento do objeto, formas e prazos, pagamento, irregularidade fiscal, glosa, duração dos contratos, prorrogação, formalização (ou não) de termo aditivo, pesquisa de preço, duração do contrato, limites.

Sobre reajuste e repactuação, são enfocados, entre outros tópicos, periodicidade, revisão, preclusão, extinção do contrato, sanções administrativas e seus limites, desconsideração da personalidade jurídica na esfera administrativa.

Há espaço para esclarecimentos sobre terceirização, responsabilidade subsidiária, conta vinculada, percentuais incidentes sobre remuneração e rotina de fiscalização de contrato de terceirização.

Ao final do curso, serão expedidos certificados pela Escola Superior de Contas do TCE-RO aos participantes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo