Pesquisa de clima e cultura organizacional do TCE é divulgada para os servidores
Como parte de mais uma ação do projeto Gestão de Pessoas por Competências, realizado pelo Tribunal de Contas (TCE), em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), foi divulgado na última sexta-feira (2) aos servidores o resultado da pesquisa de clima e cultura organizacional (disponível aqui).
A aplicação da pesquisa faz parte da primeira parte do processo colaborativo de construção da Gestão de Pessoas por Competências no Tribunal, tratando-se do primeiro levantamento dessa natureza realizado pelo TCE-RO.
Realizada no período de 4 a 11 de julho, a pesquisa teve a participação de 546 respondentes, sendo 393 servidores efetivos/comissionados e 153 estagiários/terceirizados.
O objetivo foi estimular o servidor a participar da reflexão acerca dos diferentes aspectos da gestão interna, condições de trabalho e diversos outros fatores que influenciam o dia a dia, assim como as percepções de cada um sobre a cultura organizacional interna.
APRESENTAÇÃO
A apresentação dos resultados foi feita pelo professor Mário Woortmann, da FDC, que, entre outros pontos, citou a importância da pesquisa, não só como diagnóstico da situação do clima e cultura organizacional, mas também como subsídio para os gestores do Tribunal em diversas áreas.
Ainda citou o envolvimento dos agentes que integram a Corte, considerando o índice de resposta alto. “Relativamente aos servidores, tivemos quase 80% de retorno, o que é excelente”, acentuou, aproveitando ainda para repassar algumas percepções obtidas por meio das entrevistas realizadas com servidores, no modelo de grupos focais.
Além dos servidores, a apresentação também foi feita para os membros e gestores do Tribunal e do Ministério Público de Contas.
De acordo com a Comissão de Gestão de Pessoas por Competências (CGPC), servidores interessados em participar das futuras etapas do projeto podem entrar em contato pelos ramais 9063 ou 9064.