Entrevistas e workshops marcam revisão da estrutura de cargos e salários no TCE
Repasse de orientações, coleta de informações, por meio de entrevistas, e debates sobre a estrutura de cargos e salários do Tribunal de Contas têm marcado essa nova etapa do projeto Gestão de Pessoas por Competências (GPC), uma realização do TCE em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC).
Entre as atividades realizadas dentro dessa nova fase, que tem como foco a Revisão da Estrutura e do Plano de Cargos e Carreiras do TCE, estão entrevistas com gestores e servidores que ocupam cargos estratégicos e táticos em unidades internas da Corte, além da realização de workshops.
As ações contam com o suporte de profissionais da FDC e a participação de servidores que integram a Comissão de Gestão de Pessoas por Competências (CPGC), uma vez que o objetivo é colher, do modo mais aprofundado possível, todos os elementos necessários que, ao final, possibilitarão a reestruturação do PCCR da Corte de Contas.
Entre outros pontos, estão sendo abordados a possibilidade de ajustes na estrutura de cargos do órgão, incluindo criação, fusão, desmembramento e colocação de cargos em extinção; revisão de atribuições dos cargos de acordo com as novas necessidades dos processos de trabalho; e alinhamento das estruturas de carreira do Tribunal.
Também foram expostas as mudanças ocorridas no perfil da força de trabalho dentro do próprio Tribunal de Contas ao longo dos anos, com um crescimento representativo de profissionais com melhor qualificação profissional. Outros assuntos enfocados foram a possibilidade de terceirização de atividades operacionais, além da criação de cargos amplos.
Durante as entrevistas e os workshops, os participantes estão podendo tirar dúvidas sobre o assunto junto aos profissionais da Fundação Dom Cabral. Nas proposições, têm sido enfatizados preceitos do projeto de Gestão de Pessoas por Competências, entre os quais, a preocupação de que suas ações tenham, como reflexo, benefícios a todos os servidores do Tribunal.