Pular para o conteúdo
Notícias

Setic disponibiliza ferramenta de BI para melhoria do sistema PCe

Foram apresentadas na última terça-feira (15), para membros e gestores do Tribunal de Contas, melhorias que estão sendo implementadas no sistema do Processo de Contas eletrônico (PCe) a partir da utilização de ferramenta de “Business Intelligence” (BI), as quais possibilitarão o fornecimento de gráficos e relatórios, a fim de subsidiar indicadores relativos à tramitação processual.

A ideia de um sistema que permita que dados estatísticos variados relativos à tramitação processual sejam extraídos, analisados e comparados de forma frequente foi o mote para o desenvolvimento do Projeto Business Intelligence.

Segundo o secretário estratégico de tecnologia da informação e comunicação, Marcelo Rech, a plataforma possibilita o acesso diário pelos membros e servidores autorizados a um verdadeiro raio-x da situação dos processos naquele instante, permitindo um acompanhamento processual mais frequente e direcionando o trabalho conforme estabelecido no Plano Estratégico.

Para tanto, a ferramenta de BI, que utiliza plataforma Excel e já está integrada ao PCe, minera dados e os apresenta de três formas (tabelas, painéis e gráficos/tabelas), com uma gama de detalhes, envolvendo desde o setor (Gabinetes, Controle Externo, SPJ), ano, estágio em que se encontra o processo, entre outros.

Traz ainda uma rica apresentação gráfica da situação processual no âmbito do Tribunal de Contas, com números que servem para definir estratégias, identificar onde está possíveis problemas ou gargalos e solucioná-los.

Inicialmente a ferramenta BI estará disponível para membros e chefias. A Setic ainda esclarece que, caso sejam verificados quaisquer problemas em relação à utilização do sistema, basta abrir chamado pelo Novo SAU (acesse aqui).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo