ASI evita furto de carro de servidor do TCE e alerta sobre ação de criminosos
Por causa de fatos recentes envolvendo a ocorrência de furtos e roubos nas proximidades do Tribunal de Contas (TCE), a Assessoria de Segurança Institucional (ASI) faz um alerta a todos os servidores que têm carros e motos para que deixem seus veículos estacionados em local mais visível possível.
Segundo a ASI, é preciso estar atento, especialmente no momento em que for estacionar ou sair com o veículo, buscando, antes, certificar-se quanto à não presença de elementos suspeitos nas proximidades. Se necessário, o servidor pode solicitar apoio na recepção, para acompanhamento de um policial militar.
Outra orientação da Segurança Institucional é no sentido de se evitar deixar bolsas e objetos de valor à vista, no interior dos veículos. Deve-se ainda evitar andar pelas ruas e calçadas falando ao telefone celular, prevenindo assim a possibilidade de roubo.
“CHAPOLIN”
As orientações da ASI se devem a fatos já registrados nas imediações da Corte, como, por exemplo, a tentativa de furto verificada no último dia 21 em um veículo de uma servidora com o infrator – que é menor de idade – utilizando-se do chamado “chapolin”, equipamento que bloqueia o sinal do alarme, e ainda de uma chave de fenda para abrir a porta do carro.
Antes que pudesse finalizar a ação, o infrator foi abordado pelos policiais que prestam serviço na ASI e detido por tentativa de furto. Destaca-se ainda na ação a participação efetiva do serviço terceirizado de vigilância do TCE, ao acionar a equipe da ASI para abordagem do suspeito.
De acordo com a Segurança Institucional, ocorrências dessa natureza têm sido registradas com frequência nos últimos tempos, demandando maior atenção das pessoas em relação à ação de criminosos.