Notícias

Servidora do TCE-RO é homenageada com medalha do Mérito Legislativo

A servidora do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), Rossilena Marcolino de Souza, foi homenageada pela Assembleia Legislativa (Ale-RO) com a medalha do Mérito Legislativo, entregue em sessão solene nessa segunda-feira (6), no plenário da Assembleia, em Porto Velho.

Durante o ato solene, o deputado Léo Moraes, autor do projeto de concessão da honraria a Rossilena, que há 20 anos tornou-se a primeira atleta de Rondônia a conquistar um título mundial, destacou a perseverança e a luta de Rossilena na militância social por direitos iguais entre as pessoas. Também parabenizou sua determinação, ao relatar as dificuldades que uma pessoa encontra ao almejar um título mundial em outro país.

Servidora Rossilena  recebe medalha do Mérito Legislativo
Servidora Rossilena recebe medalha do Mérito Legislativo

Na ocasião, a servidora agradeceu pelo reconhecimento ao feito alcançado no esporte, citando seu pioneirismo ao ser a primeira atleta a trazer um título mundial para o Estado, destacando-se em meio a dificuldades inerentes à própria prática esportiva local.

O PRÊMIO

Criada em 1983, a Medalha Mérito Legislativo destina-se a distinguir e condecorar autoridades, personalidades, instituições ou entidades, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civil ou militar, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil. O indicado pode ser qualquer pessoa que em certo momento da história do País realizou trabalho que teve repercussão e recebeu a admiração do povo brasileiro.

LEGADO

Rossilena é natural de Guajará-Mirim, mas com um ano de idade veio para Porto Velho. Acometida de poliomielite com um ano, aos cinco anos chegou a fazer tratamento no Hospital Sara Kubitschek, em Brasília. Rossilena, que era dispensada das aulas de educação física por sua condição de pessoa com deficiência, mais tarde veio a se tornar destaque na história do esporte rondoniense.

O sucesso no âmbito nacional levou a paratleta a ser convocada para o Campeonato Mundial em Mar del Plata (Argentina), Berlim (Alemanha) e Stock Mandeville (Inglaterra), onde em 1997 conquistou o inédito título mundial trazido para Rondônia, com duas medalhas de ouro e uma de prata na modalidade de atletismo.

Servidora do TCE-RO desde 2008, onde ingressou como auditora de Controle Externo, Rossilena tem 31 anos de serviços prestados à administração pública. Ela é graduada em Administração Pública, com duas pós-graduações.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo