Notícias

Membros e servidores do TCE-RO recebem homenagem na Assembleia

Foi realizada nessa segunda-feira (28), no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RO), sessão solene com votos de louvor para oito agentes públicos que integram a alta direção e o corpo técnico do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO).

Deputado Léo Moraes, propositor dos votos de louvor aos agentes públicos do TCE-RO
Deputado Léo Moraes, propositor dos votos de louvor aos agentes públicos do TCE-RO

Na oportunidade, foram homenageados os conselheiros Edilson de Sousa Silva (presidente do TCE-RO) e Valdivino Crispim de Souza (vice-presidente e egresso do quadro técnico da Corte), assim como seis servidores da área de controle externo do Tribunal: Francisco Barbosa Rodrigues, José Carlos de Almeida, Aluízio Sol Sol de Oliveira, Moisés Rodrigues Lopes, José Luiz do Nascimento e Luiza Celeste Valente Aguiar (os dois últimos já aposentados).

A homenagem, proposta pelo deputado Léo Moraes, se deu em comemoração ao Dia Nacional do Auditor de Controle Externo, mediante iniciativa do Sindicato dos Profissionais de Controle Externo do Estado de Rondônia (SindControle), buscando, assim, reconhecer a atuação e o trabalho desempenhado há tempos pelos mencionados agentes públicos na Corte de Contas e em defesa do erário.

Esse objetivo foi destacado pelo deputado Léo Moraes, ao dar as boas-vindas aos presentes, entre os quais, muitos profissionais do controle externo e servidores da Corte de Contas. O parlamentar enalteceu o trabalho dos órgãos de controle e disse que “promover a valorização desse agente público é indispensável para o resgate dos órgãos de fiscalização e instrução dos Tribunais de Contas”.

PRONUNCIAMENTOS

Conselheiro Edilson citou a condição do TCE de guardião do erário
Conselheiro Edilson citou a condição do TCE de guardião do erário

Os pronunciamentos tanto dos integrantes da mesa de trabalhos quanto dos homenageados ao longo da solenidade foram pautados pelo agradecimento, gratidão e emoção. O conselheiro presidente Edilson de Sousa, por exemplo, lembrou um pouco de sua trajetória de vida até chegar à condição de presidente do TCE, ao qual se referiu como “fiscal da rigidez e guardião do dinheiro público”.

Conselheiro Crispim falou do trabalho do Tribunal, que contribui para o desenvolvimento de Rondônia
Conselheiro Crispim falou do trabalho do Tribunal, que contribui para o desenvolvimento de Rondônia

Segundo ele, o Tribunal de Contas atua para garantir que o serviço administrativo possa ser praticado com excelência e a sociedade atendida. O conselheiro presidente ainda agradeceu ao deputado Léo Moraes e demais membros da Casa de Leis pela honraria dedicada a pessoas que fazem “acontecer o controle externo de Rondônia”.

Egresso do quadro de auditores do TCE, o conselheiro Valdivino Crispim citou passagens do seu início dentro do órgão, em 1986, um trabalho que, segundo ele, é digno de orgulho e reconhecimento, uma vez que contribui sobremaneira para o desenvolvimento de Rondônia.

O procurador do Estado junto ao TCE, Fábio Cordeiro, parabenizou o trabalho feito pelos profissionais de controle externo
O procurador do Estado junto ao TCE, Tiago Cordeiro, parabenizou o trabalho feito pelos profissionais de controle externo

Tiago Cordeiro, procurador do Estado junto ao Tribunal de Contas, parabenizou os profissionais de controle externo, os quais, segundo ele, trabalham com equilíbrio e justiça, facilitando a própria atuação da PGE/TCE-RO.

Secretário-geral da OAB-RO, Márcio Nogueira expressou sua gratidão aos profissionais do controle externo
Secretário-geral da OAB-RO, Márcio Nogueira expressou sua gratidão aos profissionais do controle externo

Representante da OAB-RO, o secretário-geral Márcio Nogueira disse do seu sentimento de gratidão, como rondoniense, pelo trabalho dos profissionais de controle externo, pois, segundo ele, “muito do que há de bom na administração pública de Rondônia se deve a esses guerreiros silenciosos”. Márcio destacou a atuação de importantes nomes de membros e servidores do TC e enalteceu a dedicação com que contribuem com o Estado à frente de uma missão grandiosa, que é o de atuar no controle dos gastos públicos.

CONTROLE EXTERNO

Secretário-geral Bruno Piana destacou o papel do auditor na fiscalização dos recursos públicos
Secretário-geral Bruno Piana destacou o papel do auditor na fiscalização dos recursos públicos
Presidente do SindControle, Hermes Murilo agradeceu pelo reconhecimento aos profissionais que atuam na área
Presidente do SindControle, Hermes Murilo agradeceu pelo reconhecimento aos profissionais que atuam na área

O secretário-geral de Controle Externo do TCE, Bruno Piana, destacou o papel dos auditores na fiscalização, a fim de garantir a eficiência da arrecadação e disse se tratar de uma profissão, cuja tarefa é árdua e que, muitas vezes, não recebe o devido reconhecimento. “Por isso, meu agradecimento por essa homenagem prestada pelos representantes do povo de Rondônia”, disse.

Presidente do SindControle, o auditor Hermes Murilo Melo teve sua fala pautada no agradecimento ao deputado Léo Moraes pelo reconhecimento à carreira de auditor de controle externo, parabenizando todos os membros da Corte e servidores, pela dedicação empenhada nas ações do órgão.

Auditor José Colares em sua fala
Auditor José Colares em sua fala

Após os pronunciamentos, um vídeo institucional foi apresentado sobre as funções distintas e exclusivas dos auditores de controle externo. Posteriormente, Léo Moraes concedeu a palavra a servidores do órgão, iniciando-se pelo auditor José Carlos Colares, que, entre outros pontos, abordou a busca pela valorização profissional dos servidores do TCE.

José Luiz mencionou o orgulho de fazer parte da história e da Família Tribunal de Contas
José Luiz mencionou o orgulho de fazer parte da história e da Família Tribunal de Contas

A emoção deu o tom do pronunciamento do ex-secretário-geral de Controle Externo do Tribunal, José Luiz do Nascimento, que, entre outros pontos, mencionou o orgulho de fazer parte da história e da “Família Tribunal de Contas”. Citou ainda o carinho, a admiração e o respeito pelos colegas com quem trabalhou por anos e que, de acordo com ele, ajudaram a construir a história da instituição.

José Luiz enfatizou que o Tribunal de Contas de Rondônia é um tribunal de vanguarda, considerado um dos melhores TCs do Brasil, conforme avaliação nacional feita pela Associação dos TCs (Atricon). De acordo com ele, a projeção nacional se deve muito ao trabalho e ao empenho de todos os membros e servidores.

Após os pronunciamentos, o deputado Léo Moraes fez a entrega das honrarias aos homenageados, que também receberam uma placa do SindControle, em reconhecimento à atuação e ao espírito público em defesa da moralidade da administração pública.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Skip to content