Notícias

Aplicativo Opine aí e sistema de banco de dados são destaques do TCE na Campus Party Rondônia

Apresentações sobre o aplicativo Opine aí e o banco de dados com ênfase ao sistema PostgreSQL marcaram a participação do Tribunal de Contas (TCE-RO) na Campus Party Rondônia 2018, evento encerrado no último domingo (5), nas dependências do Sesi da avenida Rio de Janeiro, em Porto Velho.

Voltado a pessoas interessadas por tecnologia em atividades que envolveram inovação, ciências, empreendedorismo, criatividade e universo digital, o evento teve, entre outras ações, palestras, workshops, hackathons (maratonas de programação em dados) e networking com os participantes.

O auditor de controle externo Elton Parente usou o exemplo do Opine aí como instrumento de participação social e inovação na gestão pública

Nesta edição, o TCE-RO foi assunto em duas apresentações, ambas na última quinta-feira (2). Uma delas foi com o auditor de controle externo, Elton Parente de Oliveira, que palestrou no palco Empreendedorismo & Startup da Campus Party, abordando o tema “Empreenda na Nova Economia Hoje”.

Na oportunidade, destacou o impacto da tecnologia nas atividades empreendedoras nas áreas pública e privada, demonstrando o exemplo do aplicativo Opine Aí, como instrumento de participação social e inovação na gestão pública, que a exemplo da área privada tem experimentado as novas oportunidades e soluções tecnológicas já disponíveis.

O aplicativo – disponível, gratuitamente, no Google Play (acesse aqui), para equipamentos Android, e na App Store (aqui), para dispositivos iOS – visa, principalmente, a manifestação do cidadão quanto à qualidade da prestação dos serviços públicos que recebe em Rondônia, contribuindo para a justiça e equidade social, assim como o combate ao desperdício dos recursos públicos.

BANCO DE DADOS

Já a servidora do TCE, Raissa da Silva de Menezes Korehisa, ministrou palestra com o tema “”PostgreSQL em tempos de Big Data”, no palco Coders & Makers. Entre outros pontos, citou a importância da evolução do “big data” (grande volume de dados) para diversos setores, incluindo a administração pública, envolvendo aspectos como a transparência e o controle, entre outros.

Ainda sobre a temática, a palestrante ainda discorreu sobre os benefícios do uso do PostgreSQL, avançado sistema gerenciador de bancos de dados de código aberto, que possui diversos recursos. Ao final, esclareceu dúvidas dos participantes sobre a temática.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo