Diretoria do CNPTC se reúne para definir ações da entidade
Foi realizada na tarde dessa quinta-feira (21), em Brasília, a primeira reunião da diretoria recém-eleita do Colégio Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).
Participaram do encontro, na Escola de Governo do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC-DF), o presidente do Colégio, conselheiro Edilson de Sousa Silva (TCE-RO), o vice-presidente, conselheiro Joaquim Castro Neto (TCM-GO), o secretário-geral, conselheiro Severiano Costandrade (TCE-TO), além de suas respectivas equipes de trabalho.
Também estiveram presentes: a presidente do TC-DF, conselheira Anilcéia Machado, os auditores de Controle Externo Paulo Panassol (TCE-RS) e Risodalva de Castro (TCE-MT) e os assessores do TCE-RO, Clayre Eller e Márcio Santos Alves.
PAUTA
Dentre os assuntos abordados, o novo Regimento Interno do CNPTC, que inclui um conjunto de informações, como natureza, finalidade e princípios da entidade, além dos detalhes sobre composição e deliberações.
Também foram abordadas outras questões institucionais, a exemplo da apresentação da identidade visual e de canais de comunicação.
As discussões ainda envolveram a necessidade de elaboração do Planejamento Estratégico e distribuição de responsabilidades.
“Vamos fortalecer a entidade para trabalhar em parceria com instituições como Associação dos Membros dos Tribunais de Contas e Instituto Rui Barbosa, reforçando ações de extrema importância para o aprimoramento do Controle Externo. Cito como exemplo o projeto de governança dos TCs, com a promoção de uma cultura de boas práticas, e o Marco de Medição do Desempenho”, destacou o presidente, Edilson de Sousa Silva.
Conselheiro presidente do TCE-TO e secretário-geral do Colégio, Severiano Costandrade explicou o papel do CNPTC: “As atividades têm caráter técnico, pedagógico e científico, com o objetivo de defender os princípios, prerrogativas e funções das Cortes de Contas, além de promover a integração”.