Notícias

Programa Boas Contas: OAB-RO adere à campanha de doação de livros para reeducandos

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) lançará no dia 9 de agosto, às 16h, em seu plenário uma campanha para arrecadação de livros que irão subsidiar o trabalho efetivado em unidades prisionais de Rondônia, através do Projeto “Oficina de Resenha para Reeducandos”, que faz parte do programa Boas Contas.

O programa Boas Contas é promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) e Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e visa a reinserção social de reeducandos egressos do sistema prisional. Através dessa ação, os apenados são capacitados para a produção de texto escrito. A cada resenha de livro aprovada, o reeducando diminui quatro dias de sua pena.

O presidente da OAB-RO, Elton Assis, lembrou que é importante proporcionar a reinserção social dos apenados: “Nós precisamos sempre lembrar que os apenados irão voltar ao convívio com a sociedade. Cabe a nós escolhermos como queremos ele volte”.

A secretária-geral adjunta, corregedora e ouvidora da Seccional, Aline Corrêa, falou que esse é um projeto com vários aspectos positivos. “Além de contribuir com a remição da pena, a leitura é incentivada, proporcionando o desenvolvimento social e intelectual. A Ordem, como defensora da cidadania, tem o dever de participar”.

De acordo com informações do Escritório de Projetos Estruturantes do TCE-RO, a Seccional Rondônia da Ordem, em sua condição de parceira do Tribunal em diversas ações, entende a importância da ressignificação do ser humano ao participar efetivamente do programa, realizando a campanha.

Já o presidente do TCE-RO, conselheiro Edilson de Sousa Silva, ressaltou a mudança de paradigmas protagonizada a partir do programa, em razão da possibilidade da mudança de atitude em relação ao outro.

“Agradeço a todos os órgãos e entidades que se irmanam ao Tribunal de Contas nesse programa, assim como nossos membros e servidores que abraçaram essa causa, acreditando na possibilidade da recuperação humana, de se escrever uma nova história através do trabalho”, disse.

No dia do lançamento, serão disponibilizadas caixas para a arrecadação na sede da OAB/RO, no Espaço Caaro e nas salas de apoio, em Porto Velho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo