Notícias

Programa Boas Contas tem campanha de doação de livros na OAB-RO

Foi aberta na última sexta-feira (9) a campanha de doação de livros para o Programa Boas Contas, realizada pela Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RO). Na ocasião, o presidente da Ordem, advogado Elton Assis, doou livros para a campanha apoiada pela instituição.

As obras serão usadas no Projeto “Oficina de Resenha para Reeducandos”, que faz parte do Boas Contas, programa de iniciativa do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) e da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus-RO).

O programa visa à reinserção social de reeducandos egressos do sistema prisional. Através do Boas Contas, os apenados são capacitados para a produção de texto escrito. A cada resenha de livro aprovada, o reeducando diminui quatro dias de sua pena.

PRONUNCIAMENTOS

O presidente Elton Assis ressaltou que se trata de uma campanha extremamente importante, e que a advocacia rondoniense fica satisfeita em participar. “Nós temos que repensar o sistema prisional e encontrar formas para aprimorá-lo para que realmente haja reinserção social dessas pessoas”, disse o presidente da OAB-RO, ressaltando ser o papel das instituições fundamental para modificar a situação atual, além de lembrar que proporcionar dignidade é a melhor forma de diminuir a criminalidade.

Por sua vez, o presidente do TCE-RO, conselheiro Edilson de Sousa Silva, que já exerceu a advocacia, agradeceu a oportunidade de voltar a sua casa. “Na essência, continuo advogado”.

Ele também destacou a importância da doação de livros ao programa: “É extremamente significativo quando a advocacia se preocupa com a reinserção social. Ao fazermos uma auditoria no sistema carcerário, vimos que os reeducando poderiam ser ressocializados de maneira diferente, fazendo com que eles entendam por que estão cumprindo a pena”.

A secretária-geral adjunta da OAB-RO, corregedora e ouvidora Aline Corrêa, salientou que a Ordem está à disposição para projetos que promovam a cidadania: “A palavra é gratidão, por podermos participar desse projeto maravilhoso, que incentiva a leitura e proporciona o desenvolvimento social e intelectual”.

O representante da OAB-RO no Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH), Rodolfo Jacarandá, informou que estão executando um estudo sobre a criminalidade no Estado e o sistema carcerário. “Já foi observado que a violência cresce da mesma maneira que cresce o encarceramento. O que diminui o crime são condições dignas, emprego e renda”.

Em breve, serão disponibilizadas caixas para que os advogados doem os livros na sede da OAB-RO, Espaço Caaro e nas salas de apoio em Porto Velho. (Fonte: OAB-RO)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo