Pular para o conteúdo
ControleInstitucionalTCE-RO

TCE-RO participa de reuniões virtuais do Integrar

Encontros técnicos virtuais do Projeto Integrar contou com a participação de mais de 80 representantes de TCs do Brasil; TCE-RO trabalhou na elaboração de referencial análise do projeto

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) esteve entre as Cortes de Contas de todo o país que participaram, nesta semana, de Encontros Técnicos Virtuais realizados pelo Projeto Integrar, cujo objetivo é o desenvolvimento de estratégias para seleção de ações de controle de maior risco e potencial de impacto em diversas áreas, a começar pela educação.

As atividades online foram realizadas na última terça-feira (14) e nessa quinta-feira (16), contando com representantes da equipe que coordena o projeto no âmbito da Corte de Contas, a cargo do Gabinete do Conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello, com suporte da Secretaria-Geral de Controle Externo (SGCE).

Nas reuniões virtuais, os participantes debatem importantes temáticas relacionadas ao Projeto Integrar

Na ocasião, participaram os auditores de controle externo Adrissa Campelo, Bruno Piana, João Dias e Renata Marques, em meio a mais de 80 integrantes de Tribunais de Contas de todo o Brasil, que compõem o projeto que é fruto de um acordo de cooperação entre os TCs e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

TERÇA-FEIRA

Na terça-feira, o encontro contou com a participação de 89 pessoas e teve como objetivo apresentar e discutir as formas de colaboração possíveis entre os Tribunais de Contas. O TCE-MG apresentou o modelo de colaboração proposto pelo subgrupo do Projeto Integrar “Mecanismos de Colaboração”, que possui em sua composição ainda o TCE-AC e a OCDE.

Em outro momento da teleconferência, foi feita uma apresentação do tema pela OCDE, ocasião em que foram abordados os princípios que norteiam a colaboração e alguns exemplos de outros países que já adotam essa prática. Além disso, foi destacada a adesão de outros Tribunais de Contas ao Projeto Integrar, possuindo, hoje, 32 Cortes de Contas em sua composição.

QUINTA-FEIRA

Mais de 80 representantes de TCs do Brasil participaram da videoconferência dessa quinta-feira

Já na quinta-feira a reunião virtual explorou a temática “Governança multinível de políticas descentralizadas na área de educação”. A programação contou com painéis apresentados por auditores do TCU: Resgate conceitual sobre governança multinível (Renata Carvalho); Desafios de elaborar um guia referencial de avaliação de governança de políticas públicas (Rodrigo Vieira); e Fiscalização da articulação interfederativa do MEC (Paulo Malheiros).

Na sequência, a consultora da OCDE, Isidora Zapata, falou do referencial proposto para avaliação da governança multinível. Em todas as atividades, os participantes puderam fazer perguntas e obter esclarecimentos, além de atividades por meio de subgrupos e encaminhamentos, auxiliando na revisão do referencial analítico, cuja elaboração contou com a participação da equipe do TCE de Rondônia.

Nesse trabalho, também houve o envolvimento dos TCEs da Paraíba e da Bahia. Esse referencial servirá como um guia para os TCs desenvolverem suas próprias práticas e políticas para orientar a auditoria da governança multinível em setores de políticas descentralizadas. Por isso, nessa fase, os indicadores selecionados são genéricos, a fim de serem aplicáveis a todas as áreas de políticas públicas. Posteriormente, serão aplicados especificamente ao setor educacional brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo