DestaqueEventosgaepe-roInstitucionalParceirosTCE-RO

Com apoio do Gaepe-RO, TC e MP, Rondônia adere nesta terça-feira (20/10) à plataforma do Unicef de Busca Ativa Escolar

Evento será transmitido pelo canal da mediação tecnológica da Seduc-RO e terá a participação de representantes das instituições envolvidas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizará nesta terça-feira (20/10), às 16 horas, em evento virtual, a solenidade de adesão à plataforma Busca Ativa Escolar, ação que é parte da campanha Fora da Escola Não Pode!, realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Único estado da região Norte ainda fora da Busca Ativa Escolar, Rondônia, ao aderir à plataforma tecnológica, consolida o esforço empreendido dentro da atuação em rede proporcionada pelo Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação em Rondônia (Gaepe-RO), o que resultou na mobilização de atores importantes da área educacional pública e privada para o combate à evasão escolar, incentivando, inclusive, o regime de colaboração do Estado de Rondônia e seus municípios.

A solenidade terá transmissão ao vivo pelo canal da mediação tecnológica da Seduc-RO no YouTube (disponível neste link). Para assistir, não é necessário se inscrever, bastando acessar, no dia e horário, o link. É possível ainda agendar um lembrete.

Além de representantes do Unicef e das instituições que vão aderir ao Busca Ativa Escolar, o ato contará ainda com manifestações do TC, do MP e da Undime e a presença de outros atores, como coordenadores regionais de educação, equipe técnica, gerentes, subgerentes e professores convidados para a “live”.

O QUE É O BUSCA ATIVA

A iniciativa Busca Ativa Escolar é uma solução tecnológica e uma metodologia inovadora por meio da qual o UNICEF, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) buscam contribuir com os municípios e os estados para o enfrentamento da exclusão escolar.

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

Dentro de uma mesma plataforma, são reunidos representantes de diferentes áreas das gestões estadual e municipal – educação, saúde, assistência social –, cada um com seu papel específico que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do estudante na escola.

Por meio da Busca Ativa, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar. A ferramenta funciona com o acesso de agentes comunitários que vão em busca de crianças e adolescentes que estão fora da escola, coletando as informações básicas sobre as causas que contribuíram para que estes se evadissem da escola ou que nunca frequentassem.

Com base na notificação destes dados, a plataforma produz sinal de alerta às secretarias de educação dos 52 municípios do Estado de Rondônia indicando a necessidade de medidas para que essas crianças e adolescentes sejam (re)matriculados na escola, seja na rede municipal, seja na estadual.

Todo o processo é mediado por um comitê intersetorial coordenado pela Seduc, tendo como gestor estadual do programa o próprio secretário estadual de educação e como coordenador estadual, o chefe do Núcleo de Planejamento de Avaliação Externa.

O evento será transmitido nesta terça-feira (20/10), a partir das 16 horas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo